PUBLICIDADE

4 truques para apagar os tuítes dos quais você se arrepende

Desativar uma conta é uma forma drástica de apagar tuítes

1 mar 2015 - 12h48
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Existem diversas formas de apagar tu&iacute;tes publicados em sua conta</p>
Existem diversas formas de apagar tuítes publicados em sua conta
Foto: BBC Mundo / Copyright

"Hoje, perdemos uma das pessoas mais importantes e relevantes do nosso mundo. Descanse em paz #Nelson Mandela".

O tuíte é do tenista espanhol Rafael Nadal, e não teria sido um problema se o atleta não o tivesse publicado sete meses antes da morte do líder sul-africano.

Há diversos motivos para que um tuíte cause arrependimento - uma mudança de gosto ou opinião ou para eliminar algo embaraçoso. Até recentemente, as dificuldades de pesquisa no Twitter complicavam a busca por tuítes antigos. Mas a empresa anunciou em novembro do ano passado uma ferramenta que pesquisa qualquer tuíte publicado desde 2006, ano de criação da rede de microblogs.

Mas há várias outras formas de apagar tuítes indesejáveis.

1. Remova as mensagens manualmente

É a maneira mais simples, mas também a que requer mais tempo. Excluir manualmente um tuíte é simples: basta ir à conta e clicar na opção excluir.

Se quiser examinar todos os tuítes publicados antes de decidir quais irá excluir, é possível pedir ao Twitter um arquivo com todos os seus tuítes. Deve-se entrar em Configurações>Conta e clicar em "Solicite seu arquivo". Organizado por mês, o arquivo também inclui uma ferramenta de busca.

Além disso, cada mensagem tem um link para o tuíte real, facilitando que sejam encontrados e, então, excluídos.

2. Desative sua conta

Esta é a opção mais radical. Se excluir uma parte de sua história não é suficiente, você pode apagá-la por inteiro eliminando sua conta. Neste caso, caso a conta seja desativada, o Twitter armazenará seus tuítes por 30 dias antes de excluí-los permanentemente.

É possível manter seu nome de usuário e o endereço de email para usá-los em uma nova conta, mas ainda assim você perderá todos seus seguidores. Para isso, é preciso esperar os primeiros 30 dias passarem.

Se não quiser aguardar, você precisará primeiro mudar o nome de usuário e o email atrelados à conta antiga. Uma vez feito isso, será possível usar o nome de usuário e email na nova conta.

Mas desativar uma conta no Twitter não fará desaparecer o conteúdo arquivado em buscadores, como o do Google.

<p>H&aacute; diversos motivos para que um tu&iacute;te cause arrependimento - uma mudan&ccedil;a de gosto ou opini&atilde;o ou para eliminar algo embara&ccedil;oso</p>
Há diversos motivos para que um tuíte cause arrependimento - uma mudança de gosto ou opinião ou para eliminar algo embaraçoso
Foto: BBC Mundo / Copyright
3. Apague seu primeiro tuíte

Muitos de nós tínhamos uma ideia de como se usava a rede social de 140 caracteres quando criamos nossas contas. A primeira mensagem do humorista espanhol Andreu Buenafuente foi, por exemplo, "Acabo de me levantar da cama".

Já a atriz americana Cameron Diaz tuitou, em inglês: "Acabo de conhecer um aplicativo genial chamado Twitter". É provável que não estejamos muito orgulhoso da primeira mensagem que publicamos. Mas podemos apagá-la.

O Twitter permite encontrar o primeiro tuíte de qualquer conta, ao usar a busca avançada do site, e eliminá-lo manualmente.

4. Apague vários tuítes

Se as opções anteriores não valem para você, é possível usar um serviço para apagar vários tuítes sem cancelar sua conta. Com o TweetDelete, dá para apagar até 3,2 mil tuítes de uma só vez, publicados antes de determinada data escolhida pelo usuário.

O TweetDeleter também possibilita isso, com um limite de 3,5 mil tuítes. Para apagar até 350 tuítes por hora e também filtrá-los por palavras-chave ou hashtags, use o TweetEraser. O Twitlan permite visualizar até 3,2 mil tuítes de uma vez e apagá-los.

E, com o TwitWipe, você pode apagar todos os seus tuítes com um clique.

Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa Confira tipos de selfie e veja em qual vocês se encaixa

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade