Tecnologia

publicidade
11 de abril de 2012 • 19h57

Aprenda a monitorar a navegação do seu filho na internet

Softwares ajudam pais a protegerem filhos na internet
Foto: Shutter Stock / Terra
 

Internet é sinônimo de acesso ilimitado a qualquer tipo de conteúdo, inclusive para seus filhos. Existem alguns meios para os pais colocarem limites no computador utilizado por toda a família. Mas é importante lembrar que esses recursos não garantem o acesso 100% seguro.



Os próprios buscadores (Google, Bing) e navegadores (Firefox, Internet Explorer) oferecem ferramentas para restringir o acesso das crianças, é o chamado Safe Search - Pesquisa Segura. "O filtro pode ser muito bom como complemento. O mais eficiente continua sendo orientação e diálogo permanente com seu filho", diz Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor de prevenção da Safernet - entidade sem fins lucrativos que combate crimes e violações aos Direitos Humanos na internet.



Veja algumas dicas para monitorar os pequenos:



- As tecnologias mais avançadas para proteger crianças e adolescentes em qualquer espaço continuam sendo diálogo e orientação.



- Se não sabe usar o computador nem navegar na Internet, aproveite para aprender com seus filhos. Verá que será muito interessante receber lições de tecnologia, entender o que eles fazem, com quem conversam e o que divulgam na internet.



- Coloque-se sempre à disposição para que peçam ajuda quando se sentirem ameaçados ou receberem conteúdos impróprios on-line.



- No lugar das velhas dicas para não receber doces nem carona de estranhos, hoje os pais precisam alertar os filhos para não divulgarem dados pessoais na internet, não aceitarem convites para se encontrarem com amigos virtuais e nem receberem arquivos de estranhos.



- Espionar e gravar tudo o que seus filhos fazem não são boas saídas, pois você fere a privacidade e pode fragilizar a confiança.



- Ensine que não podemos acreditar em tudo, nem em todos. Como em todos os lugares, há pessoas mal intencionadas e mentirosas.



Coletânea Editorial
Especial para o Terra
Terra