0

"Brasil é líder em colaboração", diz chefe da Wikimedia

1 jul 2011
15h07
Rafael Gustavo Maia
Direto de Porto Alegre

O chefe global de desenvolvimento da fundação Wikimedia, Barry Newstead, participou na tarde desta quinta-feira do 12º Fórum Internacional Software Livre (fisl12), que acontece até sábado em Porto Alegre, e afirmou que o Brasil representa um papel de destaque no planeta quando se fala em ferramentas da fundação. "O Brasil é líder no mundo em termos de colaboração e consumo de informação", afirmou Newstead ao Terra.

Barry Newstead diz que o Brasil se destaca no uso das ferramentas da Wikimedia
Barry Newstead diz que o Brasil se destaca no uso das ferramentas da Wikimedia
Foto: Tárlis Schneider/Ag Freelancer / Especial para Terra

Apesar do cenário representado por Newstead, a Wikimedia espera que a colaboração dos brasileiros aumente cada vez mais, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento de softwares para a instituição. "Nós trabalhamos com voluntários e não estamos ganhando dinheiro com isso", ressaltou.

O chefe global também é otimista no que tange à relação que o usuário tem hoje com as informações reproduzidas pela Wikipédia, ferramenta que faz parte da instituição. Para ele, os usuários confiam muito mais hoje em dia do que há dez anos, por exemplo. Segundo Newstead, é algo que se constrói ao longo do tempo.

Barry, reproduzindo o pensamento da instituição, acredita que uma maneira de burlar o problema social e a exclusão digital no Brasil, por exemplo, está no investimento de plataformas da Wikipédia para dispositivos móveis. "Por isso pensamos em uma versão offline da ferramenta, porque é mais comum e mais barato ter um celular do que um computador", afirmou Newstead.

A versão offline da Wikipédia está disponível para download no Brasil e é composta por uma série de artigos coletados e selecionados pela instituição.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade