PUBLICIDADE

Vento e chuva fortes causam transtornos na Campus Party

7 fev 2012 - 17h36
(atualizado em 29/1/2013 às 15h52)
Compartilhar
Ismael Cardoso

Rafael Maia

As lonas que separam as áreas, molhadas, desabaram
As lonas que separam as áreas, molhadas, desabaram
Foto: Ismael Cardoso / Terra
Direto de São Paulo

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo no final da tarde desta terça-feira causou danos à estrutura da Campus Party Brasil e atrapalhou o evento, molhando computadores e obrigando a desmontagem de alguns palcos. A organização tentou manter no lugar as grandes divisórias que separam a área da Zona Expo, aberta ao público, da Arena, exclusiva dos campuseiros, mas elas foram derrubadas pelo forte vento que invadiu os pavilhões. Apesar do forte temporal, não houve queda de luz elétrica e nem na conexão de internet.

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa

Os palcos de Robótica, Astronomia, Música e Artes Digitais foram desativados. Todos os computadores e materiais que palestrantes usavam foram desplugados e levados para um local seguro, longe da entrada. A organização afirmou que houve apenas uma "interrupção temporária das zonas de Cultura Digital e Ciência".

A entrada e saída dos participantes e visitantes foram interrompidas por um período e já estão normalizadas, segundo o organização. No acesso da rua para a Arena, o raio-X foi fechado logo depois da chuva. Da Arena para a Expo, seguiu funcionando - mas com uma fila enorme. Para resolver o problema das filas com o fechamento de um dos acessos com raio-X, a organização criou uma entrada alterativa. A saída dos campuseiros, que tem um fluxo maior, segue passando pela máquina. A entrada de participantes na Arena é feita por um acesso lateral, e a revista é feita com detectores de metais de mão e as mochilas e bolsas são revistadas manualmente.

O diretor geral do evento, Mario Teza, subiu em uma cadeira e, com um megafone, pediu que as pessoas se afastassem da entrada da Expo para a Arena porque chovia muito forte. Além disso, a organização não fechou os portões. O vento que entrava levava a chuva para cima das mesas dos campuseiros, onde ficavam os computadores deles.

O corpo de Bombeiros tentou controlar a situação e minimizar os danos. As lonas que separam a Expo da Arena ficaram completamente molhadas e pesadas. Os bombeiros usaram sacos de areia para segurar os panos molhados para que, com a força do vento, eles não causassem mais estragos.

Além disso, o estande da Telefônica|Vivo, o único que está na fronteira da Expo e da Arena, foi desativado após o temporal. Todas as plantas que enfeitam o local próximo à Expo caíram ao chão pela força da chuva e do vento.

Em nota, a organização afirmou que "as atividades previstas para os próximos dias permanecem inalteradas e já estão sendo tomadas providências para reinstalação da estrutura decorativa". Segundo a Campus Party, "a infraestrutura disponibilizada pela Organização garantiu a continuidade no acesso à Internet e a manutenção da energia durante todo o tempo".

No ano passado, uma forte chuva que atingiu o Centro de Exposições Imigrantes, onde a Campus Party acontecia, derrubou a internet e causou um apagão no evento. Para prevenir uma situação semelhante, neste ano a organização instalou geradores antes mesmo de o evento começar e aumentou em duas vezes a capacidade de rede.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade