PUBLICIDADE

"Morte" de Seu Barriga mostra web como catalisador de fofoca

8 fev 2012 - 19h01
(atualizado em 29/1/2013 às 12h19)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira, a equipe do blog Nao Salvo quis provar, dentro da Campus Party Brasil, que uma fofoca ou um rumor são extremamente fáceis de serem criados na internet. Eles espalharam nas rede sociais o boato de que o ator Edgar Viva, intérprete do personagem Seu Barriga, do programa mexicano Chaves, havia morrido. O rumor se espalhou em questão de minutos e se tornou a fofoca do dia. Mas para o famoso empresário e empreendedor da web brasileira, Edney Souza, a internet é apenas um catalisador de um comportamento humano que sempre aconteceu.

Edgar Vivar, ator que interpreta Seu Barriga, esteve em SP em setembro de 2011
Edgar Vivar, ator que interpreta Seu Barriga, esteve em SP em setembro de 2011
Foto: Gabriel Perline / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

"Esquece a internet. Se alguém enxergar uma fumaça ao longe, as pessoas já vão começar a especular sobre isso. Alguém inventará uma causa, e o rumor se espalhará", comparou o empresário com o caso da falsa morte do Seu Barriga. Para Edney, a internet é somente uma ferramenta que intensifica um processo que é inerente ao comportamento humano ao longo dos séculos. "A diferença é que, hoje em dia, nós estamos constantemente conectados".

Todos têm o direito de explorar a presença digital

Atualmente, Edney trabalha para a Boo-Box como uma espécie de agenciador de novos talentos na web. "Eu trabalho com a ideia de que todas as pessoas que existem digitalmente têm o direito de explorar financeiramente a imagem delas", afirmou, complementando que é melhor que o próprio usuário faça isso do que uma outra empresa.

Para ele, o Facebook, por exemplo, explora a presença digital dos usuários, ganha dinheiro com isso, mas não divide ou retorna, monetariamente, o usuário. Segundo Souza, o ideal é que os indivíduos entendam que o que eles fazem, dentro da web, possui um valor que também pode ser palpável.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, ocorre entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade