PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campus Party: homem é preso após furtar 3 notebooks

9 fev 2012 - 18h44
(atualizado em 29/1/2013 às 10h50)
Compartilhar
Ismael Cardoso

Rafael Maia

Houve uma confusão na Arena, com todo mundo querendo saber o que acontecia
Houve uma confusão na Arena, com todo mundo querendo saber o que acontecia
Foto: Mauro Horita / Terra
Direto de São Paulo

Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira, dentro da Arena da Campus Party Brasil, no Parque Anhembi, após furtar três notebooks de campuseiros. Depois de uma confusão no meio da Arena e cercado por participantes aos gritos, o homem foi levado para um camburão. Ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil da Consolação, em São Paulo. O homem é colombiano e não tem antecedentes criminais, segundo a polícia. Os policiais confirmaram que o homem não era campuseiro, e conseguiu entrar na arena sem credencial. A organização do evento afirmou que só vai se pronunciar sobre o assunto quando a investigação da polícia estiver concluída.

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

Uma das vítimas, Pedro Marins, 24 anos, desenvolvedor de sistemas de Niterói (RJ), disse ao Terra que foi furtado quando foi tomar um refrigerante. "Saí para tomar um refrigerante com meu sócio. Não foram nem 20 minutos. Quando voltamos, nossos dois notebooks tinham sumido e acionamos a segurança", diz a vítima. A segurança do evento mobilizou a equipe do raio-X, que identificou os equipamentos na mochila do suspeito. Além deles, segundo Marins, outra vítima que teve o notebook roubado esteve na delegacia. Os três aparelhos foram recuperados. Junto com o suspeito, ainda haveria um tablet, cujo dono não foi identificado.

O estudante Pietro Viecili, 17 anos, de Porto Velho, prestou depoimento como testemunha e disse ao Terra que o suspeito não tinha credencial do evento. "Ao lado o raio-X, tinha uma passagem com um segurança só. Eles agiram em dois. Enquanto um era revistado, o outro passava por trás", afirmou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Campus Party afirmou que "houve o flagrante de um suspeito que portava três notebooks em sua mochila ao passar pela segurança que monitora a saída da Arena dos Campuseiros para a Área Expo (aberta ao público). A Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) foi acionada pela Organização para tomar as providências necessárias".

Após o incidente, o diretor-geral da Campus Party Brasil, Mario Teza, subiu ao palco principal do evento para reforçar a importância do registro dos equipamentos. "É a única forma de manter seus equipamentos seguros", disse.

Outro caso
Um campuseiro disse ao Terra que foi furtado na terça-feira, enquanto assistia a uma palestra no palco de Desenvolvimento. O empresário Kenneth Côrrea, 28 anos, de Campo Grande (MS), afirmou que durante a confusão causada pelo temporal que atingiu o Anhembi, sua mochila foi furtada com a chave do carro, iPad, HD externo e notebook, entre outros itens.

Ele registrou um boletim de ocorrência e pegou o cartão do advogado da Futura Netwroks, empresa que organiza a Campus party, que pediu que ele entrasse em contato na segunda-feira. "Quando eu vi a confusão agora vim correndo. Fiquei na esperança de que tivessem pego uma barraca cheia de coisa roubada", disse. Quando descobriu que nenhum dos três notebooks recuperados nesta quinta-feira era dele, o empresário lamentou. "Não foi dessa vez."

A organização do evento toma medidas de segurança para que nenhum computador saia da Arena da Campus Party. Todos os notebooks e desktops são registrados, e cada campuseiro que sai da Arena é revistado e tem sua bolsas e mochilas passadas por um raio-X. Esses equipamentos só saem do local com seus donos. Já outros aparelhos, como smartphones e tablets, por exemplo, não são registrados.

Leia na íntegra o comunicado da organização do evento:

A Campus Party Brasil 2012 informa que o evento conta com um forte esquema de segurança. Todos os visitantes, participantes, palestrantes e membros da imprensa passam pela equipe de segurança na entrada e saída do local sendo que os equipamentos são registrados para que possam ser conferidos na saída. Os equipamentos que não tiverem a identificação correspondente ao crachá do seu portador são apreendidos no ato.

Além desse procedimento e dos seguranças que circulam pelas dependências 24 horas, contamos também com o apoio da Policia Civil de São Paulo e a Deatur (Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista) com um posto de atendimento no Anhembi que, inclusive, destacou uma equipe de policiais a paisana para circular nas dependências da Campus Party.

Justamente em função desta atuação conjunta, na tarde desta quinta-feira, houve o flagrante de um suspeito que portava três notebooks em sua mochila ao passar pela segurança que monitora a saída da Arena dos Campuseiros para a Área Expo (aberta ao público). A Deatur foi acionada pela Organização para tomar as providências necessárias.

As pessoas que tiverem alguma incidência devem se dirigir à sala da Organização, na entrada principal, junto à área de credenciamento e, se identificarem ações suspeitas, devem comunicar à segurança imediatamente. Todas as incidências registradas serão avaliadas caso a caso após o término do evento.

A Campus Party e seus parceiros estão empenhados em garantir a segurança e tranquilidade de todos.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade