PUBLICIDADE

De SP: "Microsoft é a pior coisa da internet", diz Maddog

11 fev 2012 - 14h19
(atualizado em 28/1/2013 às 11h38)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Para o diretor da Linux International, Jon "Maddog" Hall, a internet não é um meio simples que pode ser polarizado, afinal, na rede, vários fatores convergem ou não para o sucesso de um conceito. Em entrevista exclusiva ao Terra durante a Campus Party, ele, que é um dos ícones da tecnologia, não hesitou e afirmou que "a Microsoft é a pior coisa da internet", seguida pela Apple e por todas as outras empresas que "se tornam proprietárias de ideias".

Para Maddog, qualquer tipo de censura não é o caminho do futuro
Para Maddog, qualquer tipo de censura não é o caminho do futuro
Foto: Cristiano Sant''Anna/indicefoto.com / Divulgação

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

"É importante que entendamos que qualquer tipo de censura, seja na internet ou na web, não é o caminho para o futuro", disse, em referência tanto às companhas que criam um software, mas "fecham" a licença para download gratuito, como às leis de proteção à propriedade intelectual do autor de uma obra, que impedem o livre compartilhamento de conteúdo sem prévia autorizacão do proprietário, como o Sopa e o Pipa, em discussão nos Estados Unidos.

Para ele, punir alguém que baixa algum conteúdo considerado ilegal não soluciona o problema de resguardar o direito que o autor tem de sobreviver com o lucro de uma obra. "Precisamos ensinar a moral para as pessoas. Essa não é uma questão de regulação. A moralidade não pode ser ensinada desta maneira", afirmou.

Questionado sobre a melhor coisa na internet, Maddog também não hesitou em responder. "É sem dúvida o Sourceforge.net, que permite ao usuário criar, disponibilizar para download gratuito e baixar diversos softwares desenvolvidos com o uso de outros softwares livres e de código aberto", declarou, lembrando que somente o compartilhamento de ideias sem o constrangimento de leis e de grandes corporações pode transformar a internet em uma verdadeira ferramenta libertadora para a humanidade.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade