PUBLICIDADE

Cadeirante cai e quebra os dois joelhos durante a Campus

12 fev 2012 - 19h32
(atualizado em 25/1/2013 às 10h38)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

A equipe do posto médico da Campus Party Brasil 2012 afirmou ao Terra que, na tarde de sexta-feira (10), um cadeirante prendeu a cadeira de rodas em um dos desníveis e fendas no chão do pavilhão Arena, no Anhembi, onde se realizava o evento que terminou neste domingo. O rapaz caiu da cadeira e quebrou os dois joelhos. O nome e a idade do cadeirante não foram revelados pelos paramédicos de plantão.

Fendas aparecem no chão entre as mesas de computadores, na área da Arena
Fendas aparecem no chão entre as mesas de computadores, na área da Arena
Foto: Rafael Maia / Terra

Galeria de fotos: Star Wars, protesto e diversão: veja 170 fotos da Campus Party 2012
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

De acordo com o relato da equipe médica, o campuseiro foi imediatamente socorrido pelos bombeiros e levado a um hospital para que pudesse ser tratado. A organização do evento afirmou em comunicado ter ajudado o rapaz, inclusive com suporte financeiro.

Uma reportagem apurada e publicada pelo Terra, na quarta-feira (8), mostrou os buracos, fendas e desníveis no chão falando dos riscos que eles poderiam representar.

Em outra reportagem, publicada no sábado (11), sobre a questão da acessibilidade no evento, um cadeirante sugeria que os organizadores pensassem um pouco mais sobre isso. Outros portadores de necessidades especiais, entretanto, elogiaram o trabalho e a disponibilidade dos voluntários para ajudá-los.

Procurada pelo Terra novamente, a organização do evento afirmou que o acidente aconteceu porque o acompanhante do cadeirante, que empurrava o amigo, forçou a cadeira de rodas contra o desnível no chão em uma área que estava demarcada como local em que se deveria ter mais atenção justamente devido aos desníveis.

Leia abaixo o esclarecimento da organização da Campus Party em relação ao ocorrido, na íntegra:

A Campus Party vem continuamente implementando melhorias na infraestrutura para garantir a melhor experiência possível aos participantes do evento. A organização projetou as diferentes áreas para que os campuseiros e visitantes tenham facilidade de orientação e locomoção, com rampas de acesso e lombadas sinalizadas e de acordo com as normas da ABNT.

Com relação ao incidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, a Campus Party informa que, em parceria com os bombeiros, prestou todo o atendimento ao participante no local de forma imediata. O incidente ocorreu quando o participante e seu acompanhante forçaram a locomoção por uma área com piso demarcado, e foi facilitado pela não utilização do cinto de segurança.

A organização do evento e os bombeiros tomaram todas as medidas necessárias para atendimento do visitante, incluindo transporte e suporte financeiro às despesas de medicação. Assim como em outros grandes eventos, a Campus Party orienta os participantes com dificuldades de locomoção que solicitem apoio dos profissionais dos bombeiros para acessar áreas com demarcação no piso.

A equipe da Campus Party lamenta o ocorrido e informa que está inteiramente disponível para apoiar e orientar os portadores de necessidades especiais que necessitarem auxilio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade