0

Abertura da Campus Party exalta vocação brasileira para inovar

7 fev 2012
00h44
atualizado em 29/1/2013 às 16h26
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Luzes apagadas e música alta: quem conhece a Campus Party sabe que, no primeiro dia do maior evento geek do mundo, quando isso acontece é porque a abertura está por vir. A edição deste ano vem com um propósito claro, segundo o "apresentador" da noite, o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza. Para ele, Campus é sinônimo de inovação. Mas ela só é válida se for feita em conjunto e colocando as pessoas em primeiro lugar.

Como já manda a tradição, abertura da Campus Party foi precedida por uma contagem regressiva
Como já manda a tradição, abertura da Campus Party foi precedida por uma contagem regressiva
Foto: Ismael Cardoso / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa

Paco Ragageles, um dos fundadores do projeto, acompanhado de autoridades locais, fez a contagem regressiva da abertura oficial do evento, que aconteceu pontualmente às 0h. "Esta é a maior Campus Party do mundo, vocês sabiam?, gritou. "É a maior, a mais talentosa e de maior energia", finalizou, dando espaço para um vídeo institucional que mostrava os feitos nestes cinco anos de Campus Party no Brasil e nos outros lugares do mundo, como Colômbia, Equador e Espanha.

Sem surpresas ou anúncios repentinos, o último a subir no palco foi o organizador Mario Teza, Diretor da Campus Party Brasil, que brincou: "e os crachás, a gente não disse que ia entregar em casa?", referindo-se à melhor organização no primeiro dia do evento neste ano. A quinta edição teve menos filas e rápida entrega de credenciais, apesar do número maior de campuseiros.

Na entrada, pela manhã, no entanto, houve uma dezena de campuseiros que, embora tenham se inscrito corretamente, não receberam o crachá em casa. Entretanto, pelo que se pôde perceber da alegria na abertura, ao som do sucesso pop mundial do cantor Ne-Yo com o rapper Pitbull, Give Me Everything , esse detalhe foi rapidamente deixado para trás.

Campus Party 2012
A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012 , os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus .

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade