PUBLICIDADE

Campus Party se junta a 200 cidades e protesta contra o Acta

11 fev 2012 - 13h49
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Ismael Cardoso
Direto de São Paulo

A organização da Campus Party propôs um apagão de cinco minutos na internet em protesto ao Acta (Acordo Comercial Anticontrafação, do inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement), tratado internacional comparado aos projetos americanos Sopa e Pipa (Stop Online Piracy Act e Protect Intelectual Property Act, respectivamente) em suas políticas contra a infração de direitos autorais e pirataria.

Campuseiros foram chamados a apagar seus equipamentos por cinco minutos em protesto ao Acta
Campuseiros foram chamados a apagar seus equipamentos por cinco minutos em protesto ao Acta
Foto: Mauro Horita / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

A organização propôs que os campuseiros "puxassem o cabo" dos seus aparelhos, se desconectassem da internet e se juntassem a um protesto mundial que mais de 200 cidades realizam neste sábado. "Puxem o cabo do seu equipamento, desliguem seus notebooks e usem esse tempo para pensar sobre isso", afirmou Alberto J. Azevedo, ativista e especialista em segurança.

"O Acta é mais perigoso que o Sopa, é um tratado internacional que passa por cima da democracia", afirmou. O protesto foi proposto pelo diretor da Campus Party Brasil, Mário Teza, e pelo presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, mas teve baixa adesão dos campuseiros e muitos continuaram conectados e jogando.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade