PUBLICIDADE

Para Tim Berners-Lee, pai da 'WWW', WikiLeaks não é o problema

18 jan 2011 - 16h00
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

O pai da 'WWW', Tim Berners-Lee, deu sua opinião sobre o caso WikiLeaks na tarde desta terça-feira, em coletiva de imprensa na Campus Party Brasil. Para ele, o site ganhou ênfase desproporcional por conta do vazamento. Na opinião de Berners-Lee, o WikiLeaks, em si, não é o problema.

Veja os bastidores da montagem da Campus Party 2011:

Sem entrar no mérito da lei, Berners-Lee lembrou que, quando criou a web, a ideia era que ela fosse uma simples plataforma, "uma folha em branco", na qual tudo pudesse ser escrito. "Não existe pintura bonita na web. Isso é muito subjetivo. Então dizemos que ela foi criada para pinturas bonitas e pinturas feias", brincou.

Para Berners-Lee, é assim que funciona o WikiLeaks. "É importante diferenciar a questão de dados secretos estratégicos de informações de interesse comum. O WikiLeaks funciona como um jornal, ele reproduz informações. É sempre bom deixar claro que ele não é responsável pelo vazamento, ele é um meio", afirmou.

Berners-Lee também comentou sobre o monopólio na rede e o fenômeno virtual Facebook. Para ele, o Facebook representa hoje o que já aconteceu com o Netscape, Microsoft e Google, e chama mais atenção do que deveria. "É incrível como as pessoas conseguem focar nestes casos tão rápido. E, da mesma maneira, conseguem esquecê-los", referindo-se a uma espécie de movimento cíclico ocorrido nos últimos 20 anos de existência da "WWW".

Campus Party Brasil 2011

Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade