Marina Silva diz ter optado por "interação viva" na campanha
18 jan2011 - 16h39
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Ana Brambilla
Direto de São Paulo
Um ano depois de ter passado por um "batismo digital" na Campus Party, a ex-candidata à Presidência da República Marina Silva volta ao Centro de Exposições Imigrantes, local do evento de tecnologia, para fazer um balanço do uso das mídias sociais em sua campanha.
Campus Party 2011 quer uso da tecnologia para mundo melhor:
Acompanhada pelo estrategista de mídias digitais Caio Túlio Costa, que participou de sua caminhada eleitoral, Marina iniciou a fala lembrando da desvantagem que tinha no tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão em relação a José Serra e Dilma Rousseff. Essa desvantagem, segundo a ex-candidata do PV, também se refletia na infraestrutura financeira, o que levou a uma exploração efetiva dos meios de produção de conteúdo colaborativo no ciberespaço.
No início da campanha, em 6 de julho de 2010, o movimento Marina Silva contava com 30 mil colaboradores que somavam prática no uso de ferramentas digitais comunicacionais. Isto teria auxiliado, segundo a ambientalista, a chegar à marca de quase 20 milhões de votos no primeiro turno.
"Fizemos a opção por uma interação viva com as pessoas, não que as mídias sociais fossem espaços apenas para falar, para fazer propaganda, mas para ter um diálogo de verdade", diz a ex-candidata. Marina afirma que, no Twitter, por exemplo, a fala sempre foi dela própria. "Outra opção foi de que nunca fosse outra pessoa. Quando era a minha equipe que digitava, isso era dito", afirma.
A inovação na política, segundo Marina Silva, passa pelo uso de mídias sociais no contato dos governantes com o público. "É possível ser inovador na política, mas não adianta ser só por um pouco tempo e, depois, ser conservador outra vez", diz.
A visão de Marina em relação às mídias sociais e, especialmente, ao Twitter é de uma mídia que ainda pode crescer. "Mostramos a força de uma ferramenta que está só começando."
Para o comunicador Caio Túlio Costa, o que diferenciou a campanha de Marina nas redes sociais foi a existência de uma causa muito comum aos jovens, que estão fortemente presentes nestes espaços colaborativos.
Marina reforça este entendimento ao afirmar que a causa ambientalista é tão atual quanto a força das mídias digitais. Para isso, a ex-candidata cita Vitor Hugo ao dizer que a internet, assim como o meio ambiente, é uma "ideia cujo tempo chegou".
Marina cita o pensador Victor Hugo: participamos de uma ideia cujo tempo chegou - isso é a internet pra ela. Meio ambiente também é uma ideia cujo tempo chegou.
Ao final do debate, Marina Silva alcançou o topo dos Trending Topics brasileiros e chegou ao quinto lugar na lista dos assuntos mais comentados no Twitter no mundo inteiro.
Campus Party Brasil 2011
Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.
O desenvolvedor de programas para jogos digitais, Renan Rúbio Aleixo, foi o primeiro campuseiro oficial a entrar na área de acampamento da Campus Party
Foto: Fernando Borges / Terra
Renan (ao fundo) ficou 28 horas na fila para garantir o título de primeiro campuseiro oficial
Foto: Fernando Borges / Terra
Renan Rubio foi o primeiro a entrar na Campus Party
Foto: Fernando Borges / Terra
Renan Rubio é desenvolvedor de jogos
Foto: Fernando Borges / Terra
Campuseiros chegam ao Centro de Exposições Imigrantes carregados de equipamentos
Foto: Fernando Borges / Terra
Participante improvisa para carregar todos os pertences até o acampamento
Foto: Fernando Borges / Terra
Barracas estão sendo montadas por cerca de 200 voluntários desde o dia 10 de janeiro
Foto: Rafael Maia / Terra
Organização da Campus Party estima que cerca de 70% dos campuseiros se instalem nas barracas até o final do dia
Foto: Fernando Borges / Terra
Campuseiros descarregam seus equipamentos no acampamento
Foto: Fernando Borges / Terra
Muitos campuseiros chegaram ao Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, ainda de madrugada
Foto: Fernando Borges / Terra
A Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo, acontece de 17 a 23 de janeiro no Centro de Exposições Imigrantes, na cidade de São Paulo
Foto: Fernando Borges / Terra
Alguns campuseiros acamparam na fila para entrar na Campus Party
Foto: Fernando Borges / Terra
Campuseiros de todo o País são esperados na Campus Party. Muitos organizaram verdadeiras caravanas para o encontro
Foto: Fernando Borges / Terra
Campuseiros dormem na entrada da Campus Party
Foto: Fernando Borges / Terra
Campuseiros enfrentaram chuva e vento na entrada para a Campus Party
Foto: Fernando Borges / Terra
Fantasiados, campuseiros aguardam na fila para a entrada no envento
Foto: Fernando Borges / Terra
Participantes relaxam em puffs espalhados pelo evento, mas não deixam de estar conectados
Foto: Flávia de Quadros/indicefoto.com / Divulgação
Geek mostra que há momentos em que é necessário ficar offline