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É preciso ter estômago para empreender na web, diz empresário

19 jan 2011 - 00h14
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Nesta terça-feira, a Campus Party recebeu um painel com Gustavo Stocco, do Buscapé, Sílvia Valadares, da Microsoft, Marcelo Macedo, do site ClickOn, André Monteiro, do site Compra3 e mediação do representante da Fundação Getúlio Vargas Tiago Cruz. Aos palestrantes, foi dada a missão de discutir se um empreendedor nasce com esse espírito ou se ele é construído. Para Stocco, a verdade é que, de qualquer maneira, é preciso ter estômago para empreender na web.

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Foto: Fernando Borges / Terra

As opiniões foram distintas na mesa. Enquanto Marcelo foi categórico em afirmar que a pessoa sabe da vocação que possui, Sílvia Valadares foi um pouco mais ponderada e lembrou que há uma série de fatores que influenciam nessa resposta. De acordo com Stocco, não existe site que tenha dado certo sem muito trabalho. "É suor e esforço. Sorte não é receita para o sucesso", afirmou.

Todos, no entanto, falaram que vocação sem reconhecer oportunidades e sem saber executar ideias de uma maneira inovadora não levam o empreendedor muito longe. Segundo Marcelo, a receita do sucesso é a soma de uma boa equipe, boas ideias e recursos financeiros. Para Sílvia, o empreendedor precisa ainda, além disso, de saber o que fazer com o que tem em mãos. "O mais difícil é a cultura do empreendedorismo."

Para André, existe hoje um outro fator que influencia em um negócio bem-sucedido: necessidade de que novos negócios impactem positivamente o mundo, muitas vezes mais do que o próprio lucro que o negócio pode gerar. "Dinheiro é só um meio. Ele não motiva o funcionário nem o empreendedor. O mundo está pensando cada vez mais diferente e de forma mais consciente", afirmou.

Para finalizar, o mediador Tiago lembrou que, no Brasil, usando exemplos da Fundação, muitos desistem de abrir uma empresa por achar que o momento ideal ja passou. "Se a ideia vem, é preciso por em prática agora. O momento certo aconteceu um minuto atrás", disse.

Fonte: Redação Terra
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