PUBLICIDADE

Projeto Guri leva samba e tecnologia à Campus Party Brasil

6 fev 2012 - 13h27
(atualizado em 24/1/2013 às 14h25)
Compartilhar
Ismael Cardoso
Direto de São Paulo

A Campus Party Brasil, que neste ano ocorre no Anhembi Parque e pega emprestado durante uma semana o espaço do Carnaval paulistano, abriu suas portas ao som de samba. Alunos do Projeto Guri, programa sociocultural do governo do Estado de São Paulo, fazem a trilha sonora para os campuseiros que entram no Pavilhão ou esperam na fila.

Alunos do Projeto Guri, programa sociocultural do governo do Estado de São Paulo, fazem a trilha sonora para os campuseiros que entram no Pavilhão ou esperam na fila
Alunos do Projeto Guri, programa sociocultural do governo do Estado de São Paulo, fazem a trilha sonora para os campuseiros que entram no Pavilhão ou esperam na fila
Foto: Ismael Cardoso / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa

O Bloco do Guri, grupo de Carnaval formado por alunos do projeto, é apenas uma parte da colaboração dos estudantes no maior evento de tecnologia e internet do País. Eles vão mostrar aos visitantes da área Expo o projeto Mixer Guri, uma ferramenta online de música para captação de recursos para o programa.

"Nosso primeiro objetivo é animar as pessoas", afirma a diretora-executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, Alessandra Costa. Em um estande equipado com quatro notebooks, um telão e uma loja, os visitantes poderão conhecer o projeto e fazer sua própria pela plataforma online de mixagem interativa, que está disponível também em mixerguri.org.br.

Nela, os internautas podem criar suas próprias músicas, com a ajuda de nomes como Arnaldo Antunes, Edgar Escandurra e Naná Vasconcelos, que gravaram bases vocais e instrumentais para a ferramenta. A edição gratuita, mas o download das músicas criadas pelos usuários geram receita para o projeto. "A ferramenta surgiu como uma forma de divulgar o projeto e fazer com que ele ficasse conhecido entre esse público mais jovem e conectado", diz Alessandra.

Essa foi, principalmente, a motivação para trazer o Guri à Campus Party Brasil. A ferramenta tem tudo a ver com o esírito do evento. Queremos dialogar comk o público jovem, que gosta de música e internet", afirma. "Amanhã, esses jovens que estão aqui serão adultos, e é importante que eles conheçam o trabalho", diz.

Além do estande e da apresentação do bloco, 1,2 mil alunos do projeto participarão das oficinas de inclusão digital da Campus Party. A experiência de sucesso do Mixer também será mostrada na mesa Música Colaborativa, na sexta-feira, às 10h.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade