publicidade
02 de fevereiro de 2013 • 16h12 • atualizado em 13 de Fevereiro de 2013 às 19h03

Série do YouTube, "Fora do Ar" grava temporada na Campus

'Jô' gravou programa na Campus Party Brasil 2013
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
  • Déborah Salves
    Direto de São Paulo
 

A Campus Party Brasil desse ano teve seu próprio "Programa do Jô", o Fora do Ar, estrelado por Rodrigo Fernandes, do blog Jacaré Banguela. O Late night show segue o modelo americano, como o da Globo: tem plateia, entrevistas e risadas garantidas.

"Mas meu modelo é um pouco diferente do do Jô e do Danilo (Gentili), porque tem a liberdade de linguajar que a web me permite", explica o blogueiro e apresentador, nascido em Cuiabá e residente de São Paulo há dois anos. Por "linguajar" ele quer dizer palavrão. "Tento segurar - às vezes não consigo -, mas deixo o convidado bem livre", diz.

A temporada na Campus Party teve quatro episódios, rodados de terça a sexta-feira. As entrevistas incluíam celebridades da internet como Monark, o estudante de 22 anos que largou a faculdade para ganhar dinheiro fazendo vídeos no YouTube, e Wendel Bezerra, dublador de personagens como Bob Esponja e Goku. Na quinta-feira seria a vez de Gustavo Mendes, que imita a presidente Dilma Rousseff no Casseta & Planeta, mas como ele não pôde comparecer ao maior evento geek do planeta, Fernandes fez o Fora do Ar com seis famosos da web: Erik Gustavo, Gui Toledo, Cauê Moura, Kefera e Felipe Castanhari. "Chamei de 'amigos do Rô', já que o Jô (Soares) tem o 'meninas do Jô'", explica o apresentador.

O Fora do Ar já teve uma temporada de 10 episódios gravados no Comedians, bar de Rafinha Bastos em São Paulo, e outra com 11 vídeos patrocinados por uma marca de tequila. As produções são "esporádicas", na definição de Fernandes, e saem "conforme o dinheiro vai dando".

Cada episódio custa cerca de R$ 10 mil, por causa dos custos com a produção. "Poderia ser mais barato, mas me sinto à vontade para fazer um programa em formato de TV para a web", diz o apresentador.

Os episódios gravados na Campus Party vão ao ar no YouTube a partir de segunda-feira, um por semana, até o final de fevereiro. O canal JBanguela também tem outras séries, como a Emagrece, gordo, em que Fernandes mostra o processo de emagrecer 30 quilos em seis meses para ganhar R$ 15 mil - prometidos pelo amigo Rafinha Bastos caso o mato-grossense atinja o objetivo. O prazo começou a contar em 26 de novembro, e até agora ele já perder 12 quilos.

Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Terra