PUBLICIDADE

Sucata e "lixo" eletrônico viram robôs na Campus Party

10 fev 2012 - 07h43
(atualizado em 29/1/2013 às 10h38)
Compartilhar
Rafael Maia
Direto de São Paulo

Se há alguma área na Campus Party Brasil em que o silêncio impera, é a de Robótica. Configurada de uma maneira diferente das outras zonas na Arena - normalmente, os computadores são postos em "tiras" pelo pavilhão, mas, em Robótica, a divisão das mesmas obedece um "jogo da velha" - o silêncio vem da concentração para transformar quilos de sucata e "lixo" eletrônico em minirrobôs que podem andar sozinhos.

Silêncio, concentração e muitas peças na área de Robótica
Silêncio, concentração e muitas peças na área de Robótica
Foto: Mauro Horita / Terra

Infográfico: Campus Party está no Anhembi; oriente-se pelo mapa
Infográfico: Veja o pavilhão da Campus Party 2012 em foto 360°

Quem organiza a "bagunça" de peças é Daniel Basconcellos Filho, 33 anos, de São Paulo (SP). O objetivo dele é fazer um concurso com 20 campuseiros, previamente inscritos, no qual pequenos robôs precisam ser construídos completamente para a escolha do melhor, por um júri da área de Robótica, na noite desta sexta-feira.

O robô precisa contemplar algumas exigências, como ser feito somente com as peças fornecidas por Daniel - que são, basicamente, pedaços de impressora -, conter dois sensores óticos, ter uma documentação de existência na web (uma espécie de registro por escrito em blog ou site) e ser capaz de percorrer uma linha desenhada no chão. "Se tudo isso for feito, olharemos o robô mais bonito e o mais criativo", disse Basconcellos.

"O legal desse desafio, aliás, é justamente porque você precisa fazer do zero, sabe?", disse a estudante Sofia Galvão, 23 anos, de Recife. "Você aprende muito com isso aqui, você precisa conhecer todos os passos", concluiu, enquanto mexia no minirrobô de 10 cm de altura cujo olho (ou a cabeça?) é uma lupa gigante.

Campus Party 2012

A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.

Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin, pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

A programação do evento tem transmissão ao vivo pelo http://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com a transmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para os palestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas de conteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD; Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal - #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque, e, além do canal especial Campus Party 2012, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade