Cebit 2011
 
 

Tecnologia » CeBIT » CeBIT

 Minirrobôs movidos com pensamento estarão na CeBIT 2011
24 de fevereiro de 2011 09h51 atualizado às 12h30

Para quem se mostra cético sobre a possibilidade de se mover objetos usando o poder do pensamento, a CeBIT 2011, maior feira de tecnologia da informação e telecomunicações do mundo, promete algumas lições - como movimentar minirrobôs apenas pensando.

Uma visita ao estande da universidade de Bremen permitirá conhecer os trabalhos do Instituto de Automação (IAT) da instituição alemã com interfaces cérebro-computador. De acordo com informações do site oficial da CeBIT, os visitantes poderão até mesmo testar a interação: conectados a uma máquina de eletroencefalograma, poderão tentar guiar um minirrobô em um labirinto.

O que parece simples diversão é um trabalho sério. O projeto colaborativo Brain (Brain-computer Interfaces with Rapid Automated Interfaces for Non-experts), no qual pesquisadores do IAT trabalham com outros sete parceiros, investiga como robôs podem ser controlados remotamente por meio do cérebro humano para, por exemplo, concentrarem-se em tarefas como abrir a porta ou servir alimentos. A tecnologia pode trazer enorme benefício para pessoas com deficiência e, a longo prazo, acreditam os pesquisadores, facilitar o dia a dia delas.

A CeBIT 2011 se realiza de 1º a 5 de março em Hanover, na Alemanha. Nesta edição, a feira contará com mais de 4,2 mil empresas de mais de 70 países mostrando inovações em todos os ramos de trabalho e da vida digital.

Terra