Cebit 2012
 
 

Tecnologia » CeBIT » CeBIT

 Carro retrátil que fica até 50 cm menor é destaque na CeBIT
06 de março de 2012 12h07 atualizado às 15h19

Carro é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente. Foto: Divulgação

Carro é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente
Foto: Divulgação

Um carro que pode se contrair até 50 centímetros para facilitar o estacionamento foi apresentado nesta terça-feira no Salão de Tecnologias da informação e da Comunicação de Hannover (CeBIT). Com 2,1 m, o pequeno veículo de dois lugares, de cor azul cobalto, suscitou a curiosidade durante o segundo dia do maior evento tecnológico mundial.

Se você tem medo de danificar seus para-choques ao tentar parar em uma vaga, você pode reduzir o comprimento do carro em 50 centímetros. O carro também é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente.

Dotado de sensores para evitar um "encostão", o próprio carro pode manobrar e até ir te buscar na porta de seu trabalho graças a um computador que o conduz sem a necessidade de motorista e que obedece seu smartphone, explicou Timo Birnschein, do Centro Alemão de Inteligência Artificial. "A tecnologia para fazer tudo isso existe" e uma produção é previsível "nos próximos cinco ou seis anos", afirmou Birnschein, que está à frente de uma equipe de dez pessoas que trabalham há 15 anos no projeto.

Trata-se de um veículo elétrico destinado a um uso cidadão, com uma velocidade máxima de 55 km/h e uma autonomia de 100 km com as baterias totalmente carregadas. As rodas que fazem a rotação também produzem uma energia que o carro pode utilizar.

Outra inovação é a possibilidade de acoplar cerca de vinte desses carros, criando uma espécie de pequeno trem conduzido pelo motorista à frente. Com esta configuração, os carros colocam sua energia em comum.

No momento, trata-se apenas de um protótipo, o que torna difícil estimar o preço desta tecnologia. E esqueça qualquer temor de ter o espaço interno sacrificado. "Trabalhamos nisto", assegurou Birnschein.

A CeBIT é realizada até o dia 10 de março em Hannover, na Alemanha, onde 4.200 expositores de 70 países apresentam as últimas novidades tecnológicas.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
  1. Carro retrátil mostrado na CeBIT reduz comprimento em 50 cm e é equipado com rodas que giram em 360°, o que permite estacionar lateralmente

    Foto: Divulgação

  2. Dotado de sensores para evitar um "encostão", o próprio carro pode manobrar e até ir te buscar na porta de seu trabalho graças a um computador que o conduz sem a necessidade de motorista e que obedece seu smartphone

    Foto: Divulgação

  3. om 2,1 m, o pequeno veículo de dois lugares, de cor azul cobalto, suscitou a curiosidade durante o segundo dia do maior evento tecnológico mundial

    Foto: Divulgação

/cebit/2012/foto/0,,00.html