publicidade
19 de setembro de 2012 • 14h08 • atualizado às 14h20

Alemão faz fila pelo iPhone 5 a 48 horas do início das vendas

Ralf e um amigo se instalaram com cadeira e guarda-chuva para esperar vendas do iPhone
Foto: Luciano Alarcón / Especial para Terra
 
Luciano Alarcón
Direto de Munique (Alemanha)

A 48 horas do início das vendas, o iPhone 5 já começa a formar uma fila na loja da Apple em Munique, na Alemanha. O país é um dos primeiros a receber o smartphone lançado no dia 12 de setembro. Quem abriu a espera foi o estudante Ralf, que é dono do celular da Apple desde o iPhone 3G.

Infográfico: Conheça as diferenças entre as gerações de iPhone

O jovem chegou à frente da loja nesta quarta-feira, às 8h, para instalar sua cadeira de praia, seu guarda-chuva e ser o primeiro da fila. "Quero garantir o meu iPhone e de alguns colegas de trabalho", disse, sorridente, à reportagem do Terra.

"Queria ser o primeiro da fila. Tenho certeza que quando as outras pessoas souberam que já tem gente esperando vão correr para cá", completa.

A espera não será das mais confortáveis. Até o início da venda oficial, no 21 de setembro, às 8h, quando a loja será aberta ao público, Ralf deve revezar com alguns colegas de trabalho e amigos, que estão dispostos a enfrentar a chuva e as temperaturas do outono alemão, que devem variar entre os 5°C e 16°C graus, de acordo com a previsão local.

"Deixo o meu lugar apenas para ir ao banheiro", disse o alemão, que para passar o tempo trouxe o seu iPad.

Mesmo antes de começar as vendas, a Apple já pode comemorar os números do iPhone 5. De acordo com Philip Schiller, vice presidente mundial de marketing da Appel, a quantidade de encomendas "do iPhone 5 pulverizou o recorde obtido pelo iPhone 4s e o feedback dos clientes é fenomenal". Segundo Schiller, a quita geração "é o produto mais bonito, que já produzimos (na Apple)".

Os preços variam de acordo com a capacidade de armazenamento dos telefones. Na Alemanha, o modelo mais econômico é do 16GB que pode ser adquirido por 679 euros. O modelo de 64 GB custará 899 euros.

Segundo dados do site de pesquisa sobre o mercado digital ComScore , de 2009 a 2011, o número de usuários de iPhone na Alemanha quase que triplicou. Em janeiro de 2009, haviam 6,31 milhões de usuários. Em dezembro de 2011, esse número chegou aos 21,3 milhões de usuários.

Na Alemanha, as primeiras unidades serão vendidas a partir de sexta-feira, porém, em alguns países da Europa as vendas começarão em outubro. Não há previsão de vendas no Brasil.

Em países como Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Holanda, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Lituania, Luxembrugo, Nova Zelândia, Noruega, Austria, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça, Eslovência, Espanha, Tchechenia e Hungria, os iPhone estarão disponível para venda a partir do dia 28 de setembro.

Terra