0

América Latina é a mais rápida em crescimento de smartphones

Telefônica espera que usuários de smartphones na região cresçam de 13% para 43% em três anos

25 fev 2013
11h59
atualizado em 26/2/2013 às 08h00
  • separator
  • comentários

A Telefônica espera um crescimento de 30 pontos percentuais na penetração de smartphones para os próximos três anos na América Latina, de 13% para 43%, o que torna a região com maior crescimento no mundo, segundo o CEO da companhia, César Alierta, em apresentação durante o Mobile World Congress, em Barcelona. Ele fez sua apresentação na abertura do evento, ao lado de executivos de operadoras como AT&T, Telecom Italia, Vodafone e China Mobile.

 CEO da Telefônica, César Alierta, participou de conferência na abertura do Mobile World Congress
CEO da Telefônica, César Alierta, participou de conferência na abertura do Mobile World Congress
Foto: Reuters

Na ocasião, Alierta mostrou as estimativas da companhia, que revelam que para 2016 e Europa ocidental já terá 83% de penetração de smartphones (contra os 57% de 2012), A Ásia-Pacífico terá 31% (contra os 14% atuais) e a América do Norte crescerá dos atuais 54% para 75%.

No fim de 2012, segundo dados divulgados pelo CEO da Telefônica, a penetração móvel globalmente alcançou 90%, com um crescimento de 42% no número de usuários de smartphones. "Contudo, apesar do rápido crescimento, somente 17% dos usuários móveis contam com um smartphone, dado que reflete o imenso potencial futuro e a oportunidade que existe de definir as regras do jogo e avançar para um ecossistema mais aberto", afirmou.

Segundo Vittorio Colao, CEO da Vodafone, os smartphones representam 33% da base instalada de equipamentos na Europa, contra os 6% da penetração dos smartphones em mercados emergentes.

A revolução do LTE
OUtro dado relevante é o explosivo crescimento das conexões LTE (conexões móveis de última geração que ultrapassam os 100 Mbps de velocidade) que se esperam até 2017. De acordo com números divulgados pela diretora-feral da GSMA, Anne Bouverot, elas chegarão a 920 milhões nos próximos quatro anos, contra apenas 62 milhões atualmente.

A tecnologia LTE é uma das vedetes do Mobile World Congress deste ano, e foi definida como uma revolução tão dramática como o passo do mundo analógico para o digital.

Mobile World Congress
O Mobile World Congress (MWC) se realiza de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona. A feira, cuja primeira edição se realizou em 1987, é considerada a maior feira de dispositivos móveis, com foco em telefones celulares, do mundo. Neste ano são esperadas mais de 70 mil pessoas, num evento que deverá ter 3,5 mil delegados, mais de 1,7 mil expositores e 90 mil metros quadrados. Em 2012, foram 1,5 mil expositores em 70,5 mil m2.

Entre os destaques de 2013 estão executivos de empresas como Telefónica, Nokia, Mozilla, Vodafone, Nielsen, IBM e Dropbox. Tecnologias como o NFC, celulares com HTML5, cloud, telefonia IP e lançamentos na área - em especial o Samsung Galaxy Note 8.0 e o Optimus L Serie II, da LG, são esperados no evento.

O Terra acompanha os quatro dias de MWC com transmissões em vídeo ao vivo e dois correspondentes em Barcelona.

Confira os aparelhos lançando no Mobile World Congress, em Barcelona:

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade