Após pressão do Google, Acer cancela lançamento de smartphone
O lançamento de um smartphone planejado entre a Acer e uma unidade do grupo Alibaba, a maior empresa de e-commerce da China, foi cancelado nesta quinta-feira devido ao que a companhia chinesa considera uma pressão do Google sobre o grupo de Taiwan.
Acer e a unidade de computação em nuvem do Alibaba planejaram o lançamento do smartphone Acer CloudMobile A800, usando o sistema operacional Aliyun, desenvolvido pelo grupo chinês, nesta quinta-feira em Xangai. Mas quando jornalistas chegaram ao evento foram impedidos de entrar no local. Um funcionário do Alibaba Cloud Computing informou que o lançamento havia sido cancelado por razões internas.
Mais tarde, o grupo divulgou um comunicado dizendo que a Acer havia enfrentado pressão do Google e desistiu do evento de lançamento. "Nosso parceiro recebeu uma notificação do Google dizendo que se o lançamento do produto com o sistema Aliyun fosse concluído, a companhia encerraria a cooperação do sistema Android com a Acer, assim como autorizações técnicas relacionadas", informou Alibaba em comunicado.
Um porta-voz do Google em Tóquio e a porta-voz da Acer Elaine Cao se recusaram a comentar o assunto.