PUBLICIDADE

BlackBerry mostra novo aparelho Z10 em SP; conheça inovações

Modelo é a nova aposta da empresa ganhar terreno em um mercado dominado pela Apple e por aparelhos com Android

21 fev 2013 - 12h52
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de um jejum de 18 meses sem lançamentos e de trocar sua marca de RIM para BlackBerry, a fabricante canadense de smartphones mostrou nesta quinta-feira em sua sede em São Paulo as novidades trazidas pelo Z10, smartphone revelado no fim de janeiro e que roda a mais nova plataforma da BlackBerry, o BB10. Esta é a aposta - talvez a última - da companhia para ganhar terreno em um mercado dominado pela Apple e aparelhos com Android. 

O aparelho desembarca na América Latina primeiramente na Venezuela, um dos maiores mercados da BlackBerry, em 12 de março, e se expande a partir daí em uma velocidade de um país por semana. Apesar da demonstração do Z10 em São Paulo, a chegada no Brasil deve acontecer depois de março, já que o aparelho está em fase de homologação na Anatel. A BlackBerry também não revelou o preço do aparelho, mas adiantou que chegará em um valor competitivo entre os aparelhos high-end.

A nova plataforma da BlackBerry, anunciada recentemente, traz boas inovações e diferenciais com relação aos smartphones topo de linha concorrentes, como Galaxy S III e iPhone. O Z10 chega focado em produtividade e traz uma experiência interessante no gerenciamento de mensagens, pelo BlackBerry Hub, na câmera do aparelho e também no teclado QWERTY virtual, um dos destaques do produto.

"O Z10 foi criado para o usuário que quer ser produtivo, resolver tarefas de forma rápida e conectada", afirmou o evangelista da companhia Demian Borba. Primeiro smartphone full touch da BlackBerry, o Z10 não traz nenhum botão físico para o uso no dia a dia. "Ele foi feito para que o usuário opoere o telefone com uma mão só", disse. Isso, apesar de facilitar o uso da plataforma BB10 no smartphone, vai atrasar a chegada do novo sistema no tablet Playbook, já que ele precisa ser otimizado para telas maiores. 

<p>Interface dá mais espaço para o conteúdo dos aplicativos</p>
Interface dá mais espaço para o conteúdo dos aplicativos
Foto: Ismael Cartoso / Terra

Inovações

Um dos diferenciais do BB10 para sistemas concorrente como o iOS e Android é que os aplicativos do Z10 ocupam todos os pixels da tela, sem mostrar outras informações, como status da rede móvel, relógio ou notificações de outros apps. Por isso, a BlackBerry criou a função Peek, que permite "espiar" as notificações sem sair do aplicativo, bastando arrastar o dedo na tela. 

Com outro movimento do dedo, o usuário tem acesso ao BlackBerry Hub, aplicativo que roda o tempo inteiro no aparelho e gerencia todas as conversas do usuário, sejam elas no e-mail, nas mensagens SMS, no BBM, no Twitter ou no Facebook.

O teclado QWERTY físico sempre foi um destaque dos aparelhos BlackBerry, e para os usuários tradicionais do produto pode parecer estranho um telefone totalmente touch. Para resolver isso, a BlackBerry criou uma experiência totalmente diferente da concorrência em termos de teclado virtual.

<p>Teclado do BlackBerry completa frases com sugestões</p>
Teclado do BlackBerry completa frases com sugestões
Foto: Ismael Cartoso / Terra

"No Z10, o teclado lê todas as mensagens do usuário, no e-mail, Twitter, Facebook, e aprende o seu vocabulário", afirmou o evangelista da empresa. Assim, o aparelho tenta adivinhar qual será a próxima palavra que o usuário quer escrever assim que ele digita a primeira letra. Essa sugestão aparece em cima da letra seguinte da palavra, e o usuário pode aceitar a dica do aparelho com um deslizar de dedo.

Além disso, o teclado reconhece automaticamente que o usuário passou a digitar em outro idioma, e altera as sugestões para a língua. Outro diferencial do teclado do BlackBerry é que, se o usuário fizer uma digitação muito rápida e com trocas de teclas, o sistema tenta adivinhar, pela posição dos dedos, o que ele tentou escrever. 

Outro destaque do aparelho é a câmera. O Z10 salva vários frames da mesma imagem em um único clique da câmera, e o usuário decide depois qual deles quer usar. Isso pode ser feito com partes separadas da imagem. Um exemplo interessante é a foto de pessoas: após o clique, a câmera reconhece faces e permite alterar esse frame somente no rosto de uma pessoa. Assim, se uma das pessoas na foto saiu de olho fechado, o Z10 permite avançar ou retroceder frames somente no rosto dela, mantendo o resto da imagem igual.

Foco no corporativo, mas também no pessoal

A BlackBerry sempre teve um foco claramente corporativo. No Brasil, segundo a companhia, tem uma participação de 42% no mercado corporativo das maiores empresas. Por isso, no Z10 a BlackBerry criou o Balance, uma ferramenta que permite que o usuário corporativo possa usar o aparelho de forma totalmente separada do uso profissional.

Fisicamente separado no aparelho, as duas interfaces não tem nenhuma ligação entre elas. Assim, o usuário que tem um aparelho para uso corporativo pode baixar aplicativos pessoais sem comprometer os dados da empresa onde trabalha. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade