0

Celular do Google cai na mão de hackers antes do lançamento

4 jan 2010
15h03
atualizado às 15h07

Essa é para o livro dos recordes: hackers conseguiram "root", acesso completo ao sistema operacional, no Nexus One, o smartphone Android do Google, antes mesmo do lançamento oficial do aparelho, que deve ocorrer nesta terça-feira.

» Celular do Google será mais barato que iPhone nos EUA
» Google realizará evento para lançar Android em 5 de janeiro
» Siga o Terra no Twitter

O feito foi anunciado nos fóruns do site Modaco, especializado em smartphones, por um usuário identificado como "Paul", parte da equipe de administração. O procedimento de desbloqueio é incrivelmente simples: em vez de ter de lidar com o kit de desenvolvimento para o Android e comandos em um terminal, tudo o que o usuário precisa fazer é plugar o aparelho a um PC ou Mac e dar dois cliques em um arquivo.

Como em outros aparelhos, com o desbloqueio abrem-se as portas para versões modificadas do sistema operacional, os "firmware customizados", com recursos não encontrados no software original. É o caso, por exemplo, da famosa ROM CyanogenMod, usada no T-Mobile G1.

Segundo o site Engadget, que tem um dos aparelhos em mãos, o Nexus One é um smartphone baseado no sistema operacional Android 2.1, equipado com um processador de 1 GHz, 512 MB de RAM, memória interna de 512 MB expansível com cartões MicroSD (com um de 4 GB incluso com o aparelho) e uma tela LCD de 3,7 polegadas sensível ao toque com resolução de 480 x 800 pixels.

O Nexus One deve ser anunciado oficialmente ao mundo em um evento programado pelo Google para esta terça-feira, 5 de janeiro, em sua sede em Mountain View na Califórnia.

Geek
publicidade