Celular

publicidade
02 de julho de 2012 • 18h04 • atualizado em 04 de Julho de 2012 às 07h28

Firefox OS: Mozilla prepara concorrente para o Android

Assim como o sistema operacional mobile do Google, o Firefox OS terá base em Linux e já contaria com a mobilização de alguns fabricantes de aparelhos e operadoras de telefonia para seu lançamento
Foto: AFP
 

A Mozilla, fundação por trás do navegador de código aberto Firefox, declarou que está se unindo a um grupo de desenvolvedores e fabricantes de aparelhos para lançar um novo concorrente para o sistema operacional móvel Android, do Google. De acordo com o site Huffington Post, o programa já tem nome: Firefox OS. O Brasil será o primeiro país a receber o sistema, no começo do ano que vem, em aparelhos comercializados pela Vivo.

Assim como no Android, a base do Firefox OS será Linux, mas os aplicativos em si serão executados sobre o browser Firefox. O alvo da Mozilla é arrematar uma parte dos dispositivos de custo mais acessível no mercado.

De acordo com a fundação, as empresas ZTE e TCL Communication Technology fabricariam telefones para rodar o novo sistema operacional, através da marca Alcatel One Touch.

Operadoras de telefonia como Spring, Telefonica (02), Telecom Italia, Smart e Telenor também estariam envolvidas no lançamento de dispositivos com Firefox OS a partir de 2013.

"O sistema operacional para dispositivos móveis vai colaborar para nossa missão de oferecer tecnologias avançadas que eliminem barreiras para usuários e desenvolvedores", disse o CEO da Mozilla, Gary Kovacs. Ele também afirmou que o Firefox OS ajudará a democratizar experiências para bilhões de usuários que terão seu primeiro contato com a internet móvel nos próximos anos.

A primeira vez que a Mozilla falou sobre um sistema operacional móvel foi em fevereiro deste ano, durante o Mobile World Congress, mas na ocasião o chamou de Boot To Gecko.

Terra