Celular

publicidade
24 de novembro de 2011 • 12h18

Foxconn e Apple já produzem iPhones no Brasil

Fábrica da chinesa em São Paulo é a primeira fora da China a produzir o smartphone da marca da Maçã
Foto: Macmais / Reprodução
 

Uma equipe de reportagem formada pela macmais, Blog do iPhone e Cult of Mac comprovou que a Foxconn está realmente montando iPhones em Jundiaí, São Paulo. Com isso, o Brasil é o primeiro país fora da China a fabricar produtos Apple. A confirmação foi feita por alguns funcionários da empresa chinesa em sua nova unidade, ao lado da Rodovia Anhanguera, que categoricamente afirmaram que aquela unidade era exclusivamente para montagem dos iPhones.

O primeiro indício factual de que haveria produção nacional de produtos Apple em nosso país foi a divulgação pela Anatel de um endereço brasileiro como de uma unidade fabril do iPhone 4S no documento oficial de homologação do aparelho, que foi anunciada no dia 31 de outubro último. O certificado apresentava dois endereços de fábricas para o smartphone da Apple, um na China e outro em Jundiaí, São Paulo.

Para comprovar essa informação, a equipe de jornalistas formada pelo editor da macmais, Sérgio Miranda, Alessandro "iLex" Salvatori, do Blog do iPhone, e Nicole Martinelli, repórter senior no Cult of Mac, esteve no endereço apresentado no certificado. O local não tinha qualquer indicação que era uma fábrica ou mesmo uma unidade da Foxconn, já que o nome que aparece na fachada é outro (Global Jundiaí). Mas depois de conversar com alguns funcionários no local, pode-se descobrir que a fábrica brasileira de iPhones é ali mesmo.

O prédio foi alugado pela Foxconn em início do segundo semestre deste ano e é composto por dois blocos, A e B, situados na Av. Caminho de Goiás, 100, Bairro dos Fernandes, Jundiaí. Essa avenida, inclusive, é a que os vereadores da cidade querem trocar o nome para Steve Jobs, cofundador da Apple que faleceu em outubro. Segundo os funcionários o primeiro bloco já está completamente reformado e funcionando a todo vapor na produção exclusiva do iPhone (nenhum deles soube dizer qual modelo está sendo montado aqui). Uma pessoa garantiu também que o iPad começará a ser produzido pela Foxconn no mesmo endereço no ano que vem, sem precisar uma data.

Pelo que foi possível apurar, essa fábrica será usada exclusivamente para produtos Apple. As outras unidades da Foxconn continuarão a produzir componentes e montar computadores e celulares para outros clientes, como HP e Dell.

A Foxconn, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que não há nenhuma informação oficial sobre esse assunto por enquanto, nem mesmo se os iPhones serão produzidos aqui ou se haverá uma data para inauguração de uma nova unidade brasileira da empresa (atualmente, ela possui fábricas em Manaus, Indaiatuba, Jundiaí, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí). A Apple, também por meio de sua assessoria de imprensa, diz não ter qualquer informação oficial sobre a fabricação de iPhones no Brasil.

Veja mais fotos da fábrica da Foxconn no atalho http://bit.ly/uZaRDO.

macmais