iPhone 5 define sucesso da Apple e estilo de Tim Cook
22 set2012 - 13h09
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Tim Cook não é Steve Jobs quando se trata de liderar a Apple. Mas, como o lançamento do iPhone 5 acaba de provar, isso pode não ser algo ruim.
O novo aparelho, mais comprido, fino e leve, desencadeou uma corrida em Wall Street para elevar a meta de preço das ações da Apple, mas o otimismo não era resultado de um grande avanço tecnológico ou uma inovação no design; decididamente, o fator perplexidade, a marca comercial de Steve Jobs, estava ausente.
Em vez disso, foi a velocidade do lançamento mundial que surpreendeu, validando a tão propalada magia do novo CEO na tarefa essencial, mas sem glamour, de administrar uma rede de suprimentos. "Nós estamos positivamente surpresos com o ritmo do lançamento, já que esperávamos um grande impacto das restrições de fornecedores de componentes", disse o analista Ben Reitzes, do Barclays.
Até a próxima sexta-feira, o iPhone 5 estará em 31 países e, no fim do ano, em 100. Isso será 30% mais do que o lançamento do modelo anterior, o 4S, em período semelhante, calcula o analista Peter Misek, da Jeffries.
Esse resultado significa que a Apple superou as restrições de fornecedores de componentes e firmou acordos com 240 operadores. Nos próximos 10 dias terá iPhones suficientes no mercado para obter um efeito material nos ganhos.
"Suas habilidades se encaixam no período de tempo e no fluxo do produto", disse Raymond Miles, professor emérito da Haas School of Business, da Universidade da California-Berkeley, acrescentando que a Apple pode estar numa etapa em que precisará de "alguém com uma visão de produto".
O lançamento do iPhone aponta alguns outros indicadores sutis de como a Apple está mudando na gestão de Cook. Em eventos públicos, Jobs aparecia em sua camiseta preta de gola alta e fazia uma exposição cuidadosamente elaborada. No evento de apresentação do iPhone 5, Cook se misturou a um grupo de executivos, todos usando um jeans esportivo com uma camisa por fora da calça, num estilo casual.
Na realidade, seria possível dizer que, como marca de Cook, está emergindo um estilo prático, de pouca visibilidade, mas de ações com alto impacto. Ele introduziu um dividendo como parte dos mais de 100 bilhões de dólares de valor da marca, elevou os salários para uma força de trabalho tremendamente leal, mas mal paga nas lojas da Apple, e agilizou o lançamento de produtos.
O novo touch também ganhou câmera iSight, a mesma do iPhone, sensor de 5 megapixel, flash LED e vem com uma pulseira, o que o aproxima do aspecto de uma câmera fotográfica. No brasil, o aparelho chega às lojas a partir de R$ 1,279, na versão de 32 GB
Foto: Divulgação
Outra novidade da Apple são os novos fones de ouvido, os Earpods. Depois de um trabalho de três anos, a companhia afirma que criou fones que ficam confortáveis em vários tipos de orelhas, em um trabalho que envolveu 124 protótipos e mais de 600 pessoas. Ele vai equipar todos os novos produtos da Apple
Foto: Divulgação
Nas lojas desde a última sexta-feira (21), o iPhone 5 já alcançou a marca de 5 milhões de unidades vendidas já no primeiro final de semana, esgotando seu estoque inicial. Pensando em todos os "cincos" que envolve o novo smartphone da Apple, o The Guardian listou os cinco melhores jogos que foram atualizados e otimizados para o aparelho. Confira!
Foto: Divulgação
Em números, o iPhone representa um peso 20% menor que o do 4S, além de ser 18% mais fino. O aparelho também ganhou um conector menor, de oito pinos, contra 30 dos antecessores
Foto: Divulgação
O iPhone 5 é equipado com um chip A6, com desempenho da CPU e dos gráficos até duas vezes maior. Além disso, o novo iPhone tem conexão LTE, mais veloz, além de transmissão de dados via Wi-Fi mais rápida
Foto: Divulgação
Apesar dos ganhos na velocidade de processamento e de conexão, a Apple promete a mesma vida útil de bateria. O iPhone 5 dura até sete horas de navegação em 3G, até oito horas de conversação e até 10 horas de reprodução de vídeo
Foto: Divulgação
Além do iPhone 5, a Apple anunciou também mudanças no iPod. O iPod nano foi o que teve as mudanças de design mais significativas, com tela maior de 2,5 polegadas e botão Home semelhante ao do iPhone
Foto: Divulgação
O novo iPod nano ficou mais fino e agora tem o tamanho de um cartão de crédito. O corpo de alumínio chega às lojas em sete opções de cores. No Brasil, a versão de 16 GB chega por R$ 759
Foto: Divulgação
Novo iPod nano tem sintonizador de rádio FM e dá a opção para o usuário pausar a programação para ouvir depois. O nano também ganhou aplicativos, como Nike+, e apps de fitness, além de Bluetooth, para transmissão de música para fones, auto-falantes e até carros equipados com a tecnologia
Foto: Divulgação
A linha iPod touch também foi renovada, ganhando opções em diversas cores, novidades no design e hardware. A tela também foi aumentada de 3,5 para 4 polegadas, e aparelho pesa 88 g e tem 6,1 mm de espessura
Foto: Divulgação
O aparelho ganhou o mesmo processador do iPhone 4S, A5 dual-core, o que dará ao novo touch uma capacidade de processamento sete vezes superior ao antigo aparelho
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.