PUBLICIDADE

Nokia e Carl Zeiss fecham acordo por câmeras e prometem lançamento

2 mai 2012 - 11h05
Compartilhar

A Nokia e a fabricante de lentes Carl Zeiss fecharam acordo exclusivo para fabricação de celulares fotográficos de alto valor agregado e anunciaram que um novo modelo, mais avançado, seria lançado este mês.

Smartphone com câmera de 41 megapixels deve ser lançado neste mês
Smartphone com câmera de 41 megapixels deve ser lançado neste mês
Foto: ZTOP

Compare os megapixels de smartphones top de linha

As companhias anunciaram na quarta-feira que o acordo será válido por diversos anos, sendo que a Nokia espera que ele ajude a empresa a concorrer de forma mais efetiva com fabricantes rivais de smartphones como a Apple. Francisco Jeronimo, analista da IDC, disse que o acordo é positivo para a fabricante finlandesa de celulares, considerando que as câmeras vêm desempenhando papel cada vez mais importante nos smartphones.

"Os fabricantes continuarão a melhorar as câmeras, com resolução mais alta, foco melhor e diversos outros recursos que diferenciarão seus aparelhos em um mercado movimentado em que todos os celulares inteligentes dotados de telas de toque parecem iguais", afirmou.

A Nokia também informou que seu primeiro modelo usando a nova tecnologia de câmeras PureView chegará ao mercado este mês. O modelo usa um sensor Carl Zeiss de 41 megapixels, significativamente mais poderoso que os empregados nas câmeras avançadas usadas por fotógrafos profissionais.

Analistas afirmaram que o novo modelo pode enfrentar dificuldade de vendas porque será lançado com o velho sistema operacional Symbian, que a Nokia está aposentando, ainda que a empresa planeje adotar essa tecnologia de câmera para os novos modelos equipados com o Windows Phone, no futuro.

"Vamos continuar a desenvolver o PureView para nossos futuros celulares inteligentes", disse Joi Harlow, vice-presidente de produtos inteligentes na Nokia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade