Celular

publicidade
05 de setembro de 2012 • 11h17 • atualizado às 13h06

Nokia lança smartphone com Windows e carregamento sem fio

Executiva da Nokia mostra nova aposta da companhia com a Microsoft para o mercado de smartphones
Foto: Brendan McDermid / Reuters
 

A Nokia anunciou nesta quarta-feira, em evento em parceria com a Microsoft em Nova York, um novo smartphone da linha Lumia rodando Windows Phone 8: o Nokia Lumia 920. "É o mais inovador smartphone do mundo", afirmou Jo Harlow, vice-presidente de Smart Devices da Nokia. Segundo ela, o aparelho tem a mais recente câmera PureView da Nokia, avançada experiência de mapeamento e carregamento sem fio, que funciona apoiando o smartphone em um placa que é ligada na tomada. A bateria do aparelho é carregada através de um sistema de indução.

O aparelho tem um processador Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz, tela de 4,5 polegadas, e tem um design monobloco com cores vibrantes. A câmera PureView, apesar de levar o nome do aparelho com câmera de 41 megapixels, tem sensor de 8,7 megapixels e faz vídeos em Full HD A câmera do aparelho também traz a tecnologia Pure Motion HD+, que captura cinco vezes mais luz sem uso do flash, criando imagens melhores. A câmera ainda possui um sistema de lentes flutuantes, que estabiliza as imagens para que fiquem menos tremidas. O aparelho tem tambpem uma câmera frontal de 1,2 MP.

O dispositivo também estreou o Nokia City Lens, um sistema de mapas com realidade aumentada. Ao apontar a câmera do telefone para um ponto da cidade, ela fornece na tela informações virtuais com informações de empresas e localização. A atualização do seu serviço de mapas, inclui também informações atualizadas de transporte público e mapas de áres internas.

Além do sistema de carregamento sem fio, o smartphone traz maior bateria da Nokia, com 2000mAh, dando autonomia de 10 horas de conversação e 400 horas em stand by, segundo a empresa. A memória RAM de 1 GB e armazentamento de 32 GB completam as especificações do aparelho, que dá ainda 7 GB grátis no SkyDrive, serviço na nuvem da Microsoft.

A Nokia anunciou também um novo modelo mais básico, o Lumia 820. Também rodando Windows Phone 8 e com processador dual-core de 1,5 GHz, o aparelho tem tela de 4,3 polegadas, 1 GB de memória e armazenamento de 8 GB. A câmera traseira tem 8 megapixels, flash LED e faz vídeos em Full HD. O dispositivo também tem sistema de carregamento sem fio.

Os Lumia 920 vêm em diversas opções de cores: amarelo, vermelho, cinza, branco e preto. O Lumia Nokia 820 tem opções em vermelho, amarelo, cinza, turquesa, roxo, branco e preto. Os telefones chegam às lojas em mercados específicos até o fim do ano. A Nokia não especificou países nem preços dos smartphones.

Parceria
O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, foi uma presença ilustre no final do evento da Nokia. O executivo afirmou que o lançamento é um "marco muito importante". "É inacreditável o quão longe nós fomos em apenas 18 meses de trabalho com a Nokia", disse. Ballmer afirmou que o Lumia 920 é diferente de qualquer outro telefone no mercado, e o que tem sido feito com a a interface de "live tiles" do Windows é impressionante e única.

"Nós reimaginamos o Windows a partir do zero. Windows Phone, tablets com Windows, PCs com Windows... Este é o ano do Windows", afirmou o CEO da Microsoft. "Esta é maior oportunidade disponível para os desenvolvedores de software hoje em dia", apostou o executivo, destacando a integração entre a plataforma Windows em diversos dispositivos.

O CEO da Nokia Stephen Elop foi o primeiro a subir ao palco do evento justificando a escolha pela plataforma Windows Phone, se juntando à Microsoft para criar "uma nova experiência em smartphones". "Uma alternativa para a grade de aplicativos. Windows Phone já oferece algo único no mercado. O ecossistema do Windows Phone cresceu de três vezes mais rápido depois da Nokia se juntou", afirmou.

Elop destacou também que a plataforma de localização da Nokia fornece mapas para mais de 200 países. "Quatro em cada cinco carros com navegação estão usando mapas da Nokia", disse o CEO da companhia.

Joe Belfiore, vice-presidente de Windows Phone da Microsoft, subiu ao palco para mostrar algumas novidades no sistema operacional móvel da companhia. O Windows Phone 8 traz novas fucnções como a capacidade de fazer capturas de tela do smartphone, um aplicativo de câmera melhorado com efeito de pinça com os dedos para zoom e uma função de fotos panorâmicas.

Terra Terra