Celular

publicidade
15 de março de 2013 • 08h08 • atualizado às 11h46

Samsung Galaxy S4 chegará ao Brasil por R$ 2.399 em abril

Abertura dos estoques para a compra do novo smartphone no Brasil acompanhará o lançamento efetivo da Samsung em todo o mundo

Samsung Galaxy S4 conta com recursos de software como navegação por gestos e controle pelo olhar
Foto: Getty Images
  • André Naddeo
    Direto de Nova York
 

O consumidor brasileiro interessado em adquirir o novo Samsung Galaxy S4, lançado nesta quinta-feira, em Nova Iork, nos EUA, já tem data e preço para se programar para o início mundial das vendas. O smartphone chega ao Brasil acompanhando o lançamento mundial, em 25 de abril, por R$ 2.399 (modelo 3G com 16GB) e R$ 2.499 pelo modelo LTE (4G) com a mesma capacidade de armazenamento.

A abertura dos estoques para a compra do novo smartphone no País acompanhará o lançamento efetivo da Samsung em todo o mundo. Informações apuradas pelo Terra na noite de quinta-feira apontavam que o modelo mais básico, com tecnologia 3G (o novo smartphone terá a disponibilidade ainda da internet 4G), com 16 GB de memória, custaria a partir de R$ 2 mil.

A Samsung já tem acordo de negociação firmado com todas as operadoras de telefonia brasileiras (TIM, Vivo, Claro e Oi) e o início oficial das vendas no Brasil está previsto para um evento no Rio de Janeiro, em local ainda a ser confirmado pela multinacional.

Os preços dos modelos de armazenamento 32 GB, e 64 GB (com possibilidade de expansão para mais 64 GB via cartão micro SD), conforme anunciado no evento no teatro Radio City Music Hall, em Nova Iork, ainda são objetos de estudo, mas, ainda de acordo com a apuração da reportagem, contarão todos com subsídios das operadoras (no esquema pós-pago), que poderão chegar a 50% de desconto - dependendo do plano contratado pelo consumidor.

Veja fotos do evento de lançamento do Samsung Galaxy S4

A postura da empresa sul-coreana apenas reforça a tese da força do mercado brasileiro, que, segundo o IDC, apenas em 2012, adquiriu 16 milhões de celulares inteligentes - na conta, são 30 aparelhos por minuto.

Além de acompanhar o início das vendas em todo o mundo, fato que não é usual em lançamentos deste porte, o mercado nacional ganhou ainda menções importantes não só no megaevento promovido pela Samsung, mas também na estratégia de expansão do S4, cuja premissa básica é se estabelecer, de uma vez por todas, como o principal smartphone do mercado internacional, desbancando a arquirrival Apple com o iPhone.

Compare o Samsung Galaxy S4 com o Galaxy S III e o iPhone 5

Característica Galaxy S4 Galaxy S III iPhone 5
Preço pré-pago Não informado US$ 589 US4 649 a US$ 849
Tela 5 polegadas 4,8 polegadas 4 polegadas
Display Full HD 1280x720 1136x6470
Memória 16/32/64 GB 16/32/64 GB 16/32/64 GB
RAM 2 GB 1 GB 1GB
Processador quad-core de 1,9 GHz ou octa-core de 1,6 GHz quad-core de 1,4 GHz  A6
Sistema Android 4.2.2 Android 4.0.4 iOS
Câmera 13 MP 8 MP 8 MP
Peso 130 gramas 133 gramas 112 gramas
Lançamento abril/2013 maio/2012 setembro/2012

O primeiro exemplo é o Translator, função desenvolvida pela empresa asiática neste novo modelo, que permite a tradução de voz e mensagens para nove línguas, dentre as quais, além do inglês, "até com sotaque inglês", como explicou o gerente de marketing de produtos da multinacional, Ryan Bidan, também "o portugués do Brasil", conforme anunciado no evento pelo próprio Bidan. As outras nacionalidades do novo aplicativo são para o coreano, japonês, alemão, francês, italiano, espanhol e chinês.

Conehça alguns dos recursos do Samsung Galaxy S4

No evento ao estilo musical da Broadway, que entre as explicações técnicas contou também com interpretações de atores no palco do Radio City Hall, dentre os quais, o mestre de cerimônia, o ator Will Chase, o Rio de Janeiro foi uma das cidades citadas no encontro "casual" entre os personagens.

No telão do Radio City, o mochileiro viajante conversava com os amigos tendo a imagem do Pão de Açucar, famoso cartão postal do Rio, ao fundo, num dos seus passos ao redor do mundo para exemplificar uma das novidades práticasdo novo aparelho - que promete revolucionar o mercado na luta para retomar o crucial mercado norte-americano. Não à toa, a Samsung lançou seu mais novo e esperado produto em Nova York, no "quintal" da Apple,  com direito a transmissão ao vivo para o público na Times Square, além de livestreaming via YouTube, com mais de 300 mil acessos simultâneos.

(Andre Naddeo viajou a Nova York a convite da Samsung.)

Terra