3 eventos ao vivo

Serviço online nacional telefona para domínios de empresas

28 mar 2011
17h05

O serviço online Siter.com promete criar um novo conceito em ligações telefônicas: em vez de discar para um número, o aplicativo para smartphone "telefona" para um número associado a um domínio da internet. A ideia, totalmente brasileira, está no ar desde o fim do ano passado e prepara expansão internacional.

O aplicativo do Siter.com, compatível com iOS, Android e BlackBerry, permite ao dono de um smartphone buscar pela informação desejada. Se for uma agência bancária, por exemplo, o app usa geolocalização para indicar as três mais próximas, explica Athos Comolatti, cofundador da empresa. A partir do aplicativo, a ligação é feita pela rede do celular.

A base de dados do Siter.com, diz Comolatti, é formada por dois tipos de entradas: a base de novos usuários que cadastram suas empresas no endereço www.siter.com.br na web, sem pagar nada por isso, e outra formada por 25 milhões de endereços .com e .net em todo o mundo e que foram verificadas por um robô de software da companhia que varreu a web, graças a uma parceria internacional conseguida pelo Siter.com. Nesse caso, explica o cofundador, podem existir discrepâncias entre o número telefônico e a realidade.

O executivo explica que o Siter.com tem um modelo de negócios baseado em investimentos dos sócios (ex-donos da Nomer.com, empresa de registros de domínios vendida em 1999) e que, inicialmente, empresas podem associar seus números sem pagar nada. A companhia tem planos, sem data definida ainda, de cobrar por alguns serviços. Mas a expansão internacional já começou: por conta dos endereços .net e .com cadastrados, o Siter.com entrou no ar em 11 idiomas, incluindo os aplicativos móveis e divulgação via relações públicas nos Estados Unidos. "Foram três anos de desenvolvimento, precisamos esperar o smartphone se tornar uma plataforma viável", diz Comolatti.

O executivo afirma que empresas que cadastrarem seus domínios no Siter.com podem usar um ícone para identificar o serviço aos visitantes: é uma joaninha, e ao clicar no navegador o site abre um localizador de loja e telefones.

Fonte: Zumo Notícias

compartilhe

publicidade
publicidade