2 eventos ao vivo

Widgets brasileiros são destaque no novo Nokia N97

10 set 2009
16h44
atualizado às 16h47

O N97, aguardado modelo de smartphone da Nokia lançado oficialmente no Brasil nesta quarta-feira, tem uma contribuição brasileira em sua criação. Quatro widgets instalados no aparelho foram criados por desenvolvedores brasileiros, entre eles o widget do Terra , que permite aos usuários acessarem o conteúdo do portal diretamente da tela inicial do aparelho.

N97 vem com widget do Terra instalado
N97 vem com widget do Terra instalado
Foto: Divulgação

» Fotos: veja mais imagens do N97
» Confira modelos de smartphones básicos para iniciantes
» Nokia lança celular multimídia personalizável
» Nokia traz ao Brasil celular com download gratuito de música

Os desenvolvedores do Forum Nokia e do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), órgão independente que trabalha com soluções em comunicação móvel, criaram também os widgets do BuscaPé, Climatempo e Gol.

Os widgets estão entre as principais inovações do modelo. Estes miniaplicativos rodam em segundo plano e oferecem acesso a diversas funções, conectadas à web ou não, como redes sociais, previsão do tempo e últimas notícias. Os widgets podem, inclusive, "conversar" com o GPS e a bússola digital integrados no aparelho, detectando a posição geográfica e oferecendo conteúdos de interesse local para o usuário. O serviço Nokia Mapas, que vem com uma licença de navegação orientada por voz para o Brasil de três meses, tem acesso a mapas de mais de 200 países e 15 milhões de pontos de interesse em todo o mundo.

A música também é outro ponto de destaque do novo modelo. A edição brasileira do Nokia N97 virá com uma licença de 12 meses do serviço Comes With Music, permitindo download ilimitado de um catálogo de mais de 5 milhões de músicas. O usuário pode baixar as faixas pelo aparelho ou por um computador cadastrado, assim como pode transferir as músicas do PC para o telefone ou vice-versa.

O áudio do Nokia N97 ainda pode ser enviado para outros dispositivos através da tecnologia Bluetooth A2DP estéreo, como o viva-voz do carro ou outros acessórios musicais compatíveis.

Outras das inovações do aparelho são o teclado QWERTY integrado a uma tela sensível ao toque personalizada. O modelo vem com 32 GB de armazenamento interno, velocidade de conexão 3G ou Wi-Fi e câmera de 5 megapixels. O N97 já está em pré-venda pelo preço sugerido de R$ 2.399 direto na loja online da Nokia, ainda sem informação sobre subsídios de preços oferecidos pelas operadoras.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade