PUBLICIDADE

Zuckerberg anuncia app que transforma Android em celular do Facebook

4 abr 2013 - 14h51
(atualizado em 5/4/2013 às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Mark Zuckerberg anunciou na tarde desta quinta-feira o Facebook Home, aplicativo gratuito para Android que tem o objetivo de transformar qualquer smartphone com o sistema operacional do Google em uma espécie de "celular do Facebook". O aplicativo modifica a aparência do Android e coloca fotos, atualizações e chats na tela inicial do usuário, permitindo que ele acesse o conteúdo da rede social a qualquer momento, sem precisar abrir um app específico.

Zuckerberg lança espécie de "celular do Facebook":

O CEO da maior rede social do mundo abriu o evento em Menlo Park, onde fica a sede da empresa californiana, e explicou que o Facebook Home é menos um aplicativo e mais uma nova forma de interagir com o celular. "O que aconteceria se os telefones fossem feitos pensando em pessoas, não em apps?", questionou Zuckerberg, afirmando que o Facebook Home foi feito com foco nos usuários e não nas aplicações.

Por isso, o Facebook Home foi construído para entregar, antes de mais nada, as informações da rede social quando o usuário acessa o telefone. A tela inicial, em vez de uma lista de ícones de apps, foi transformada no "cover feed" - ou "feed de capa", em português -, e vai exibir as últimas atualizações do newsfeed do usuário. "A tela inicial é a alma do celular", resumiu Zuckerberg.

Os conteúdos do cover feed vão interagir como no newsfeed: é possível curtir, comentar e compartilhar. Algumas funções foram, inclusive, simplificadas: no caso do "like", basta tocar a foto ou post duas vezes.

Facebook lança família de aplicativos sociais para Android
Facebook lança família de aplicativos sociais para Android
Foto: Reprodução

O CEO elogiou o Android por ser aberto e permitir alterações em diferentes partes individualmente, o que permitiu ao Facebook criar uma experiência de "conexão profunda, com um tipo de integração que não se vê em outras plataformas". "Queremos construir a melhor experiência, para qualquer pessoa, em qualquer dispositivo", disse Zuckerberg. Ele destacou estatísticas da comScore de que os usuários de dispositivos móveis dedicam 20% do tempo online somente ao Facebook. Somando o tempo gasto no Instagram, comprado pela rede social, o percentual sobre para mais de um quarto do tempo.

Para melhorar esse acesso, justificou o CEO, o Facebook criou o Home. Agora, a lista de aplicativos vai ficar "escondida", e quando o usuário precisar vai aparecer em uma janela sobreposta, que funciona exatamente como hoje é em qualquer Android. Os apps são adicionados e retirados, podem ser abertos e trocados de posição. Quando o usuário não deseja mais acessá-los, pode empurrar a janela para baixo e o cover feed volta a ocupar toda a tela.

Messenger deixa a foto de perfil no canto, em um círculo, e mostra quantas mensagens não lidas há
Messenger deixa a foto de perfil no canto, em um círculo, e mostra quantas mensagens não lidas há
Foto: Reprodução

As notificações aparecerão sobrepostas aos conteúdos. O usuário pode arrastá-las para fora da tela uma a uma, ou pode tocar e segurar em uma delas para reuni-las e mantê-las como não lidas para visualização posterior.

O chat também ganhou destaque no Facebook Home. As janelas de bate-papo aparecerão sobrepostas ao conteúdo que o usuário estiver acessando - mesmo que de outro aplicativo -, e quando fechados serão mantidos como pequenos ícones, de forma redonda, com a foto de perfil do amigo. O usuário pode abrir a janela tocando na imagem, ou tocando e segurando é possível fechá-la de vez.

O aplicativo permite que várias conversas estejam abertas ao mesmo tempo, e que possam ser fechadas individualmente. As fotos do perfil, que indicam uma janela de bate papo aberta, também terão um número indicando quantas mensagens não lidas há.

Quem já tiver o Facebook instalado no Android, verá um aviso de update quando o Facebook lançar o Home
Quem já tiver o Facebook instalado no Android, verá um aviso de update quando o Facebook lançar o Home
Foto: Reprodução

O aplicativo estará disponível para download a partir do 12 de abril, inicialmente apenas para smartphones, e não para tablets. Quem já tiver o app do Facebook instalado receberá uma notificação de update na semana que vem, e poderá inclusive testar o Home uma vez antes de decidir usá-lo como aplicativo padrão para a rede social.

Na mesma data, chegam às lojas os primeiros HTC First, celular da fabricante asiática feito em parceria com o Facebook e que virá com o Home instalado de fábrica. A princípio o aparelho irá apenas aos Estados Unidos, com exclusividade para a operadora AT&T, a US$ 99,99. Haverá quatro cores disponíveis.

Representante da HTC diz que o Facebook sabe que a fabricante asiática busca tecnologias de inovação voltada ao social
Representante da HTC diz que o Facebook sabe que a fabricante asiática busca tecnologias de inovação voltada ao social
Foto: Reprodução

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade