publicidade
23 de setembro de 2011 • 15h19 • atualizado às 15h40

Cientista de 19 anos cria placa solar 40% mais eficiente

Placa criada por Eden Full acompanha a rotação do sol, de modo a aproveitar melhor a incidência dos raios, a partir de sistema de metais e molas, ou seja, sem gasto de energia extra
Foto: Gizmodo / Reprodução
 

Aos 9 anos, Eden Full construiu seu primeiro carrinho movido a energia solar. Ela não parou por aí e seguiu inventando, especialmente depois de entrar na prestigiosa universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que a ajudou a patentear um mecanismo simples, mas genial, que custa US$ 10 e promete aumentar a eficiência dos painéis solares em 40%.

Hoje, aos 19 anos, Eden acabou de vencer o Startups for Good Challenge no Social Good Summit, e faturou US$ 10 mil dólares para continuar o desenvolvimento da sua ideia. Não que ela precise de mais um incentivo. Só este ano, ela já ganhou outros 4 prêmios de inovação científica e seus advogados de patente (é sério, ela disse que tem) já fecharam acordos com grandes fabricantes para aproveitar sua ideia. Agora que tiramos o objeto de inveja, qual é a sacada genial de Eden?.

Confira a matéria completa no Gizmodo.

Gizmodo