PUBLICIDADE

Com discurso de Dilma, NetMundial começa nesta quarta-feira

Com carácter ministerial, o NetMundial também receberá os ministros das Comunicações da França, Rússia, Equador e Gana

23 abr 2014 - 08h34
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A presidente Dilma Rousseff discursará na cerimônia de abertura do NetMundial nesta quarta-feira</p>
A presidente Dilma Rousseff discursará na cerimônia de abertura do NetMundial nesta quarta-feira
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Inicia nesta quarta-feira o NetMundial, evento que pretende discutir o futuro da internet no mundo e que terá a presença da presidente Dilma Rousseff em sua abertura. Ao todo, a conferência deve receber 613 representantes de 95 países. Além da presidente, a reunião ainda terá discurso dos ministros da Comunicação e da Justiça, Paulo Bernardo e José Eduardo Cardozo, respectivamente.

Com carácter ministerial, o NetMundial também receberá os ministros das Comunicações da França, Rússia, Equador e Gana, assim como o ministro das Relações Exteriores da Suécia, e dirigenteas da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece durante os dias 23 e 24 de abril e ainda terá a participar de três representantes globais para falar sobre seus respectivos setores. Vince Cerf, vice-presidente do Google e criador do protocolo TCP/IP; Tim Berners-Lee, criador da internet; e a ativista social do Quênia, Nnenna Nwakanma.

Em seguida, o primeiro painel de discussões traçará os objetivos da conferência. Ao término do primeiro dia, duas conferências devem trabalhar em cima dos documentos propostos pelo comitê executivo da NetMundial, com discussão entre representantes dos governos, empresas e sociedade civil.

No segundo dia, as conversas recomeçam pela manhã e continuam a partir dos dois textos. Já no período da tarde, duas palestras abordam o futuro da governança da internet e a descentralização da regulação da rede pelos Estados Unidos, por meio da IANA e da ICANN (entidades americanas que regulam os domínios de acesso e números de protocolo TCP/IP da internet mundial).

O NetMundial deve terminar às 18h do dia 24 de abril e terá uma carta final com as diretrizes da governança da internet para países, empresas e entidades.

Vale lembrar evento foi criado após um sistema de espionagem digital e global dos EUA ser revelado pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança americana, Edward Snowden.

Arena Mundial

Um evento paralelo para a população em geral será organizado no Centro Cultural São Paulo, é o Arena Mundial, que contará com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-ministro da Cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil e do sociólogo espanhol Manuel Castells.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade