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O que se deve considerar ao escolher um data center

30 mai 2011 - 11h04
(atualizado em 9/6/2011 às 15h55)
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Luís Henrique Vieira

Na hora de escolher um data center, existem vários itens que devem ser levados em conta. Evidentemente, se considera essencialmente performance e segurança. Em termos de segurança da informação, por exemplo, os compradores de um data center devem estar muito atentos à questão de contratos.

Na imagem o EcoPOD, data center modular anunciado recentemente pela HP
Na imagem o EcoPOD, data center modular anunciado recentemente pela HP
Foto: Divulgação

A dica é de Alexandre Kazuki, diretor de marketing de Enterprise Servers, Storage and Network (ESSN) da HP. Segundo Kazuki, sempre deve ser feito um contrato que garanta o nível de segurança de uma rede. É o chamado Service Level Agreement (SLA). "Um contrato desse tipo garante o nível de segurança que o cliente necessita", afirmou Kazuki.

Na área de segurança é onde também os custos mais variam. A demanda é o fator, como usual em cloud computing, de maior relevância nesse caso. "É muito variável. Tem que ser feita uma avaliação detalhada. Tudo depende do quanto se precisa. Especialmente o nível de privacidade de uma companhia. Às vezes, a solução é um novo contêiner", explicou o diretor da HP.

Já para o vice-presidente de aplicações em coud computing da Appistry, Sultan Meghji, o local onde fica o centro também pesa. Países com hostings baratos, por exemplo, podem compensar em preços, mas não em maior segurança de dados. "Eu só usaria um data center na Índia para certos dados, apesar de amar os preços lá. Dados financeiros raramente são hospedados na Índia", disse Meghji. Ele também relativiza a segurança de dados que são criptografados. "Se alguém souber descriptografar nas instalações isso não funciona. A criptografia também precisa ser em flight (antes de ser processada, já no endereço)", relatou.

Performance

A performance é baseada em três coisas: largura da banda, potência de energia e automação, segundo Meghji. O especialista, que tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de plataforma para grandes empresas, diz que atualmente a performance pode ser melhorada por conta da potência que se pode conseguir. "Há cinco anos a potência era 20 amperes/cremalheira. Isso era uma regra de ouro para um bom desempenho. Agora o padrão é de 40 a 60. O melhor é de 60", revelou o expert.

Sobre a questão de banda, Meghji disse que a banda deve ser adequada às necessidades. "O melhor, no entanto, é ter uma banda que carregue bem dados de interatividade da internet moderna como vídeos e áudio", avaliou.

O terceiro item para a performance é a automação. O ponto crucial neste item é a automação. O cliente quanto a este item não tem muito o que fazer quando a plataforma é terceirizada. Tudo deve funcionar realmente sozinho sem que o cliente perceba, mas a manutenção deve ser feita semanalmente.

"Os serviços funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano automaticamente. Se os administradores (de data centers) substituírem o hardware ruim toda a quinta-feira, o cliente não sentirá nenhum problema", declarou.

Custo em geral

Apesar de ser muito difícil falar em valores exatos em termos de cloud computing em geral, é possível, porém, fazer estimativas de percentuais de custo. Os especialistas consultados pelo Terra apontam que cerca de 50% do custo total de um data center seja somente com o imóvel das instalações.

Outros 15% do custo se justificam com a aquisição dos equipamentos se a estrutura for usada em longo prazo. O restante do custo se divide entre gerenciamento e energia elétrica, que varia muito com a potência dos equipamentos. O aumento da eficiência do consumo de energia nos próximos anos, portanto, é crucial para diminuição do custo.

Segundo Meghji, o preço médio é de US$ 5 mil/m2 de instalações de data center, mas se for um centro simples. "Para uma instalação complexxa são dezenas de milhões de dólares antes de ver um dólar de receita de volta", resumiu.

Para a pequena empresa e média empresa, é geralmente considerado muito oneroso ter o próprio data center. A solução está na terceirização, apesar dos riscos de privacidade da nuvem pública. A especialização da empresa no serviço que oferece é a maior vantagem. "Se o seu negócio não é e-mail, então contrate uma hospedagem de e-mail. Busque sua vantagem e opere o resto da forma mais barata e competitiva", aconselha Meghji.

Fonte: Terra
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