PUBLICIDADE

"Na nuvem, todo usuário é um potencial hacker", diz executivo

6 jun 2011 - 17h11
(atualizado às 17h31)
Compartilhar

O presidente da PerspecSys e ex-executivo da IBM, Terry Woloszyn, fez palestra sobre a "guerra na nuvem" durante a Cloud Expo, em Nova York, nesta segunda-feira. Segundo Wolosyn, é impossível negar que exista uma corrida pela informação e uma "ciberguerra". "Na nuvem, todo usuário é um hacker em potencial", afirmou.

"A ciberguerra é inegável. Já vemos que existem armas de destruição de dados em massa. Estão praticamente roubando uma fábrica com a chave da porta da frente. Você confia em todo mundo? A realidade das empresas agora é que é preciso confiar em todo mundo", disse Woloszyn.

O executivo também afirmou que ninguém está mais a salvo e que todos estão expostos a mais roubos do que fora da nuvem. "Não apenas grandes corporações. Com a mobilidade, até os fazendeiros estão ameaçados. Eles compartilham informações muito importantes sobre seus negócios", opinou.

Segundo Woloszyn, a sofisticação dos ataques de hackers faz com que tudo fique muito vulnerável. "Quando faço o simples ato de ir ao WallMart e passar meu cartão, eu não me dou conta de que meus dados estão passando pela internet. Eles passam. Tudo é online!", lembrou.

Um dos grandes riscos apontados pelo especialista é no uso da nuvem pública. Ele exemplificou o caso da invasão do Google na China como um dos casos de "destruição de dados em massa" e tipificou as fraudes na nuvem. "Muitos data centers têm ido para a China. E qual a segurança na China? O caso do Google é um grande teste, resumiu.

A 8ª edição da Cloud Expo se realiza em Nova York, até o próximo dia 9.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade