Tecnologia

publicidade
20 de agosto de 2012 • 17h42 • atualizado em 21 de Agosto de 2012 às 12h35

Confira 10 aplicativos para controlar suas finanças

Alguns dos aplicativos são capazes de formular gráficos com o orçamento mensal
Foto: Shutterstock

De operações simples, como descobrir quanto você gasta com lanchinhos à tarde, até as mais complexas, como o rendimento de ações na Bovespa, os aplicativos financeiros para smartphones estão cada vez mais funcionais. Ante a profusão de apps, selecionamos 10 que prometem diferentes formas de acompanhar suas finanças.



Juros Fácil

Com versões gratuita e paga, calcula prestações de empréstimos com e sem o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). É possível checar se o banco ou a loja estão cobrando a taxa de juros prometida. O aplicativo faz ainda cálculos e simulações para quem pretende fazer um financiamento imobiliário, com as tabelas oferecidas no mercado (SAC, Sacre e Price), custos e juros efetivos. Na versão paga, é possível fazer simulações de financiamento de automóveis. Disponível para Android.



Minhas despesas

Basta lançar despesas e rendimentos que o aplicativo, desenvolvido na Suécia, faz os cálculos. É possível visualizar os gastos por semana, mês e ano e personalizar categorias e subcategorias de gastos. É possível ainda exportar as tabelas para arquivos excel, html e .csv. O app só tem versão paga. Disponível para Android e iPhone.



MeuCarrinho

A versão high-tech para a velha lista de supermercado. O app, gratuito, permite que o usuário monte a lista com seus produtos preferidos, por categoria. O desenvolvedor criou também um site integrado ao aplicativo. Assim, é possível montar a lista no computador e acessá-la via smartphone. É possível ainda comparar preços entre lojas e marcas de produtos. Disponível para Android e iPhone.



Money Wise

Com versões gratuita e pro, o aplicativo cria gráficos por categorias para mostrar onde foi parar seu dinheiro naquele mês. As categorias de gastos são personalizáveis e o aplicativo permite que o usuário tenha múltiplos orçamentos (quatro na gratuita) - assim, é possível monitorar os fluxos de caixa pessoal e da empresa com a mesma conta. Disponível para Android.



Money Lover

Um dos mais simples e amigáveis, tem versões paga e gratuita. O aplicativo oferece alertas de vencimento de contas e lembretes de outras transações. Na versão pro, é possível manter múltiplas contas. Disponível para Android.



True-budget Freedom to spend

Diferentemente dos outros aplicativos, o True-budget Freedom não olha para seu passado de gastos, mas sim para o futuro. Disponível apenas em versão paga (a gratuita é uma versão de teste de 10 dias), o aplicativo promete que você vai finalmente descobrir o quanto pode gastar. O usuário preenche seu saldo atual e suas despesas e o aplicativo calcula a parte que ele está livre para gastar. Disponível para Android.



EasyMoney

A exemplo dos concorrentes, o EasyMoney cria gráficos com diferentes categorias de gastos para indicar onde vai parar seu salário. Uma vantagem para os mais obcecados por organização é que é possível fazer fotos de recibos e contas e integrá-los ao sistema. Também dá para incluir gastos e recebimentos em diferentes moedas - o que pode ser útil para uma viagem ao exterior, por exemplo. Disponível para Android, tem versões gratuita e paga.



Financisto

O aplicativo gratuito consegue fazer estimativas de despesas futuras, como a programação de gastos de uma viagem. É possível também fazer backup na nuvem, no Dropbox ou no Google Drive. Disponível para Android.



InvestControl

Diferentemente dos organizadores de finanças, o InvestControl é um aplicativo que permite acompanhar o desempenho de diferentes investimentos do usuário. É possível construir carteiras de investimento com ações, títulos, moedas estrangeiras e fundos. O app cria relatórios para cada investimento, com ganhos e perdas, riscos e até projeções. A versão gratuita funciona durante 15 dias de teste. Disponível para Android.



Smallspend

Nunca sabe quanto gastou em cafezinhos ou roupas novas ao longo do mês? Este aplicativo promete reunir todos os pequenos gastos do dia a dia. Gratuito e simples, ele fornece informações básicas como gráficos de gastos por categoria. Disponível para Android e iPhone.



Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra