2 eventos ao vivo

Conheça apps que ajudam a desvendar palavras em outro idioma

29 nov 2012
08h30

Para evitar passar por saia justa durante uma viagem, ou para facilitar os estudos de determinada língua estrangeira, existem diversos aplicativos que funcionam como dicionários portáteis - com a vantagem de não serem pesados nem volumosos. Ao recorrer ao smartphone ou ao tablet, é possível obter uma tradução instantânea de palavras, frases ou até textos inteiros. Alguns requerem conexão à internet; outros oferecem a possibilidade de pronunciar a palavra a ser convertida para outro idioma, ou mesmo apontar a câmera para uma placa ou um letreiro. Abaixo, confira algumas das opções:

Ao usar o Word Lens, basta que o usuário mire uma placa ou letreiro com a câmera para que a tradução apareça na tela
Ao usar o Word Lens, basta que o usuário mire uma placa ou letreiro com a câmera para que a tradução apareça na tela
Foto: Reprodução



Google Tradutor

Com tradução para mais de 60 idiomas, o aplicativo disponibilizado pela Google possui diversas funções para facilitar a vida do usuário. Uma delas é a possibilidade de usar o microfone do dispositivo para falar a palavra ou o texto que deve ser traduzido - disponível para 17 línguas, incluindo português, inglês e espanhol. A câmera do celular ou do tablet também pode ajudar na hora da dúvida: basta tirar uma foto e, com a ferramenta de pincel, selecionar o texto a ser convertido.



Outro recurso é o modo de conversação, que viabiliza a comunicação com outras pessoas usando a tradução de fala para fala (disponível em 14 idiomas). Para executar o aplicativo é preciso estar conectado à internet. Mas, enquanto estiver offline, o usuário pode acessar traduções favoritas, marcadas previamente com uma estrela, bem como o histórico. Pode ser instalado em dispositivos com sistema Android ou iOS e é gratuito.



Tradutor Profissional

A ferramenta oferece tradução instantânea de textos para mais de 50 idiomas, desde que o dispositivo esteja conectado à internet. No modo offline, o app oferece um catálogo com 300 frases de diferentes categorias que podem ajudar em situações de emergência, como "I'm looking for a hotel" (Estou procurando um hotel). O tradutor também vem com a opção de ouvir frases e palavras em 18 idiomas diferentes - porém, o usuário precisa adquirir cada uma delas para ter acesso. Disponível apenas para iOS, a versão sem o áudio pode ser baixada gratuitamente na App Store.



Tradutor Touch

O aplicativo não é um dicionário em si, mas serve para simplificar a vida de quem lê artigos, sites e demais textos em outros idiomas. Com essa ferramenta, basta copiar qualquer trecho ou palavra para a área de transferência e, então, o aplicativo abrirá automaticamente o tradutor previamente instalado no dispositivo. Para configurar, o usuário deve ativar a função touch do app e escolher a língua que será usada como fonte (inglês, por exemplo) e a tradução desejada (como o português). Para saber se o dicionário de sua preferência é compatível, basta checar se o Tradutor Touch o detectou após a instalação. O Google Tradutor é um dos apps que funcionam com essa ferramenta. Gratuita, está disponível apenas para Android.



Word Lens

A partir de recursos de realidade aumentada, o aplicativo traduz placas, jornais, letreiros e outras coisas que estiverem à vista. Basta apontar a câmera que o app substitui o texto original pela tradução, com letras grandes e fáceis de ler. Lançado em 2012, o app oferece conversões entre inglês, espanhol, italiano e francês (por enquanto, ainda não há traduções para português).



Apesar de não reconhecer letras manuscritas, o app é útil para turistas que passeiam pelas ruas e querem ler algo que está em outro idioma. A tradução acompanha o movimento da câmera e, embora o texto se movimente na tela, é possível congelar a imagem para visualizar com mais calma. Não precisa de conexão à internet para funcionar. Disponível para iOS e Android, o aplicativo é oferecido em uma versão básica gratuita, mas os pacotes de idiomas devem ser adquiridos por cerca de R$ 10 cada um.



Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
publicidade