PUBLICIDADE

Corte holandesa determina que Apple deve indenizar Samsung

Compartilhar

AMSTERDÃ, 20 Jun (Reuters) - Um tribunal holandês determinou que a Apple deve pagar uma indenização à Samsung por violação de patentes na Holanda, a mais recente reviravolta na disputa legal de proporções globais que envolve as duas fabricantes rivais de computadores e celulares.

A Apple e a Samsung têm processado uma a outra em cerca de 12 países nos últimos anos enquanto competem mundialmente por consumidores nos mercados de smartphones e tablets, que crescem rapidamente.

A empresa norte-americana acusou a Samsung de copiar "fartamente" o iPhone e o tablet iPad por meio de produtos que fazem uso do software Android, do Google. A companhia coreana registrou um processo em resposta que acusa a Apple de infringir suas patentes.

Uma corte em Haia determinou que a Apple havia violado uma patente da Samsung utilizada em alguns celulares e tablets da Apple para conectarem-se à internet, e disse que o valor da compensação deve ser baseado nas vendas de iPhones e iPads na Holanda.

A violação é relativa a iPhones 3G, 3GS e 4 e a iPads 1 e 2, disse o tribunal.

Uma porta-voz da Samsung disse não saber se o veredito tem implicações internacionais, nem quanto dinheiro a empresa exigirá.

Um porta-voz da Apple não ofereceu comentários imediatos.

O tribunal holandês descartou três outras acusações de violação de patentes registradas pela Samsung.

A Apple tem um relacionamento complexo com a Samsung, um conglomerado que fabrica chips para computadores, smartphones Galaxy e televisões.

Enquanto os smartphones e os tablets da Samsung fazem uso do sistema operacional Android e competem com produtos da Apple, a Samsung também é um importante fornecedor de componentes para a Apple.

(Reportagem de Gilbert Kreijger e Bart Meijer)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade