PUBLICIDADE

Da memória à lente da câmera: saiba escolher um smartphone

26 nov 2013 - 07h04
Compartilhar
Exibir comentários

Eletrônico desejado por pessoa de todas as idades, o smartphone é um dos presentes mais requisitados no Natal por agregar em um mesmo aparelho diversas funções, que vão muito além da comunicação por meio de voz. Justamente esse fator gera dúvidas no momento de decidir pela compra do aparelho ideal. Sem conhecimento, é possível cair na lábia dos vendedores e jogar dinheiro fora ao adquirir um produto que tenha muitos recursos, mas que não aplicados no dia a dia.

“Saber o propósito para o qual o telefone será usado é extremamente importante, principalmente para quem conta com esse aparelho para desempenhar suas funções”, avalia Almir Carlos da Silva, coordenador do curso de Sistemas para Internet e Redes de Computadores da Faculdade Metrocamp - Grupo IBMEC. Para não ter erro, saiba a seguir, que itens considerar durante a aquisição do celular.

Sistema operacional

Atualmente, os sistemas operacionais mais utilizados são Android, iOS e Windows Fone, todos responsáveis pela “vida” do smartphone. A diferença básica entre eles é a flexibilidade e a facilidade de acesso aos recursos, de acordo com o grau de intimidade que cada pessoa tem com tecnologia. Vale a pena navegar pelo aparelho durante a compra para identificar as facilidades e ainda checar se ele oferece aplicativos básicos, como player de áudio e vídeo, navegador de internet, calculadora e editor de textos.

Memória

Para que a memória interna não seja um fator limitador para o desempenho do eletrônico, adquira um com capacidade a partir de dois gigabytes, assim é minimizado o risco de ele travar ou acusar pouco espaço. Uma maneira de aperfeiçoar o uso é direcionar o armazenamento de dados pesados, como fotos e vídeos, a um cartão de memória original, deixando apenas os aplicativos registrados na memória principal.

Câmera

Com a possibilidade de substituir as câmeras tradicionais, o item é uma das vedetes do celular inteligente, mas que deve ser avaliado com atenção. “Considerar a marca da lente que é instalada no aparelho é válido, pois o resultado final pode fazer uma grande diferença, mesmo para câmeras com a mesma quantidade de pixels”, considera Almir.

Aliás, a resolução acima de oito megapixels já consegue dispensar uma câmera fotográfica, apesar de que smartphones não possuem uma qualidade muito boa para fotos com zoom.

Tela

Quem curte jogar precisa de um aparelho robusto com tela touch screen, tamanho de ao menos quatro polegadas e resolução de 720 x 1.280 pixels. Essas características também devem ser observadas por quem pretende usar o item para o trabalho ou tem a necessidade de leitura de e-mails. Além disso, os displays maiores são os mais indicados, pois facilitam a navegação no formato de tela sensível ao toque.

Acessórios

Apaixonados por gadgets ou não, precisam contar com alguns acessórios indispensáveis para viver em rede. “Uma boa câmera pode ser um diferencial, assim como a qualidade do viva-voz e dos itens de som”, diz. A compatibilidade com recursos externos também deve ser considerada para conseguir utilizar soluções como o Bluetooth interligado ao som do carro ou a algum aparelho doméstico. 

Conexão 3G e 4G 

Acessar a internet pelo celular com 3G proporciona alta velocidade na transmissão de dados. Esse tipo de conexão já tem uma cobertura ampla nas principais regiões metropolitanas do País. “É o mínimo para qualquer smartphone, sem ele tenho certeza que muitos usuários jogariam o aparelho no lixo”, afirma o coordenador. Já o 4G é uma tecnologia de altíssima velocidade, mas ainda nova, sendo assim só é interessante adquiri-la se houver cobertura na maior parte dos lugares em que se frequenta.

Bateria

A bateria não chega a ser um fator decisivo na compra do smartphone, pois ela terá seu desempenho favorecido pela rotina do dono. Contudo, pode ser otimizada com pouco uso de games, evitar a habilitação desnecessária de Wi-Fi e GPS, completar a carga ao atingir a faixa dos 50% e mantê-la longe do calor excessivo. Assim, é possível contar com o celular em todos os momentos do dia.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade