Tecnologia

publicidade
20 de agosto de 2012 • 17h40 • atualizado em 21 de Agosto de 2012 às 12h30

Edite suas fotos na nuvem com sete programas gratuitos

O Pixlr.com tem a interface muito parecida com a do Photoshop e permite edições quase profissionais
Foto: Reprodução
 

O tempo das fotos amadoras já passou. Hoje, qualquer um tem ao alcance as mesmas ferramentas que um profissional usa nas suas capas de revista. Nem as caras licenças e os downloads pesados dos programas especializados são desculpa para não caprichar no tratamento final.



Abaixo, selecionamos editores na nuvem e seus diferentes graus de dificuldade, desde o mais didático - que mesmo uma criança pode usar - até aqueles tão completos que podem até quebrar o galho de um profissional.



Fácil de usar, o

iPiccy

é autoexplicativo: o editor dá nomes e ícones a todas as funcionalidades, o que facilita muito o processo. Concluído o tratamento, é possível salvar a imagem no computador ou compartilhá-la no Flickr. O site é ipiccy.com.



Se o objetivo é só brincar com a foto, o

Pho.to

é o ideal. Em poucos cliques, é possível fazer todo tipo de efeito maluco na imagem, desde transformá-la em uma pintura modernista até colocar o seu rosto no corpo de um macaco. Diversão garantida.



O

Be Funky

tem diversos efeitos prontos, mas é preciso ter algum conhecimento em inglês para operá-lo. Além disso, para aproveitar suas funções, é bom que o usuário saiba o quer fazer. O mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de usar fotos que já estão publicadas online, como Facebook ou Picasa. O Be Funky está em www.befunky.com.



O

Phixr.com

tem efeitos básicos, mas lembra um pouco a interface do Photoshop. Apesar de ser um pouco lento e ter a aparência confusa, uma vez que o usuário se acostuma, o editor se torna bem útil para pequenas modificações, como recortar a imagem ou redimensioná-la.



Até gifs animados podem ser feitos com o

Lunapic.com

. Esse software também exige um mínimo de conhecimento do usuário, mas tem muito mais funções. As imagens podem tanto ser editadas quanto animadas com o programa e há efeitos já prontos, mas que podem ser personalizados.



O

FotoFlexer.com

é um editor com a interface melhor organizada e mais amigável. Como os efeitos são mais facilmente customizáveis, o usuário pode trabalhar à sua maneira, o que dá ao editor um ar mais profissional.



Desta lista, o Pixlr.com é o mais parecido com o Photoshop. O site oferece duas opções no início: se o usuário quiser apenas colocar alguns filtros na foto, pode optar pela via direta; se preferir uma edição mais complexa, pode ir para uma interface profissional. O Pixlr tem também app para iPhones e Androids chamado Pixlr-o-matic, com os mesmos filtros e efeitos da opção mais simples do software online.



Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra