PUBLICIDADE

Apple lança novo iPad nesta quarta-feira com ou sem Jobs

2 mar 2011 - 12h06
(atualizado às 12h42)
Compartilhar

Mais de um ano após inaugurar o mercado de computadores tablet, a Apple está se preparando para revelar a segunda versão de seu iPad, nesta quarta-feira, possivelmente sem a presença de seu principal astro, Steve Jobs.

Tim Cook, vice-presidente de operações da Apple e herdeiro interino de Jobs, deve estar no comando do anuncio do novo iPad
Tim Cook, vice-presidente de operações da Apple e herdeiro interino de Jobs, deve estar no comando do anuncio do novo iPad
Foto: AFP

Muitas mudanças aconteceram nos últimos 12 meses, com o sucesso comprovado do iPad, que estabeleceu a categoria dos tablets e abriu espaço para entrada de novos produtos no mercado. Agora, enquanto rivais como Motorola e Research in Motion lutam para recuperar o atraso, a Apple também passa por uma transformação.

Existe tanta especulação sobre a presença ou não do lendário presidente-executivo Steve Jobs no palco do evento de lançamento quanto sobre o novo aparelho. Jobs tirou uma licença médica por período indeterminado, no mês passado, e a Apple não divulgou detalhes sobre a condição de saúde de seu líder, que já sobreviveu a um câncer.

A ausência dele poderia causar novas especulações quanto à sua saúde, enquanto sua presença seria encarada com a mesma atenção, em busca de quaisquer indicadores quanto ao seu estado de saúde. Muitos no Vale do Silício e em Wall Street duvidam que ele retorne à companhia que co-fundou em 1976.

Em sua ausência, o espetáculo da quarta-feira deve ocorrer sob o comando de Tim Cook, vice-presidente de operações da Apple e herdeiro interino de Jobs, ou do vice-presidente de marketing Phil Schiller. Caso Cook faça a apresentação, os investidores avaliarão rigorosamente seu desempenho. Embora Wall Street já tenha se acostumado à liderança de Cook, o evento de lançamento oferecerá o primeiro grande teste de seu talento como mestre de cerimônias - uma qualidade importante para a Apple, que conduz seu marketing com maestria.

Ainda assim, a empresa não enfrenta grande risco de perder a liderança no mercado de tablets em curto prazo. A empresa está lançando a segunda geração do iPad no momento em que a maioria de seus rivais coloca no mercado as primeiras ofertas de tablets.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade