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Avião solar bate novo recorde com viagem de 1.540 quilômetros

24 mai 2013 - 14h56
(atualizado às 15h15)
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O avião solar Impulse completou na madrugada de quinta-feira um voo de 1.540 quilômetros, batendo recorde de viagem aérea com uso exclusivo de energia do sol. Pilotada por André Borschberg, a aeronave conhecida como HB-SIA voou de Phoenix a Dallas, nos Estados Unidos, ficando no ar por 18 horas. As informações são da Wired.

O trajeto é parte da viagem "Across America" ("Cruzando os EUA", em tradução livre), que deve terminar em julho com a chegada do avião em Nova York.

<p>Após 18 horas de voo, com trechos em que o vento empurrava aeronave para trás, HB-SIA chegou em Dallas, nos Estados Unidos</p>
Após 18 horas de voo, com trechos em que o vento empurrava aeronave para trás, HB-SIA chegou em Dallas, nos Estados Unidos
Foto: AP

O Impulse tem quase a mesma envergadura que um Boing 747, mas pesa o equivalente a um carro sedã médio (cerca de 100 vezes menos do que uma aeronave a combustível). São quatro motores de 10 cavalos de potência impulsionando o avião, que voa a cerca de 48 quilômetros por hora.

A velocidade mais baixa ajuda a aumentar a autonomia do HB-SIA. A força dos propulsores vem de 12 mil células fotovoltaicas montadas nas asas e na traseira do avião, cujo corpo é de fibra de carbono.

Durante a noite, a energia vem das baterias - quando desceu em Dallas, o Impulse ainda tinha 60% delas cheias, o que será usado para decolar na terceira viagem rumo a Nova York. O trajeto iniciado em Phoenix foi tranquilo e com poucas turbulências, e o passo "tranquilo", como definiu o piloto, serve para ajudar a equipe do HB-SIA a melhorar as técnicas de voo.

<p>Piloto Andre Borschberg (à esq.), cofundador e CEO da fabricante do avião, e Bertrand Piccard, chairman da companhia</p>
Piloto Andre Borschberg (à esq.), cofundador e CEO da fabricante do avião, e Bertrand Piccard, chairman da companhia
Foto: AP

Borschberg relata à Wired, por exemplo, que em muitos momentos pegou "ondas de ar", que faziam o avião baixar ou aumentar a altitude. Mas diferente de um planador, o Impulse não consegue se aproveitar disso. Então, o aprendizado do piloto foi no sentido de evitar as ondas que o faziam perder altitude.

Outra situação enfrentada na viagem foi a força do vento contra, difícil de bater quando se viaja a 48 quilômetros por hora. Isso teria aumentado o tempo da viagem, segundo Borchberg à revista americana. Em alguns momentos, inclusive, a velocidade do vento era maior que a do avião, o que fez com que a aeronave literalmente voasse para trás.

Para esperar liberação da autoestrada 13L, onde deveria pousar, Impulse ficou voando em zig-zag sobre Dallas
Para esperar liberação da autoestrada 13L, onde deveria pousar, Impulse ficou voando em zig-zag sobre Dallas
Foto: Wired / Reprodução

Mesmo assim, ele completou o trajeto em 15 horas. Com um problema: quando chegou e estava pronto para descer, a autopista em que deveria pousar ainda estava cheia de carros. Então o HB-SIA ficou voando em zig-zag sobre a região até que o controle aéreo desse autorização para pouso na rodovia 13L, à 1h08.

O plano para depois de completar a missão Across America é fazer uma viagem ao redor do globo, em 2015, dessa vez usando um avião maior, ainda em construção na Suíça. O recorde batido pela equipe com o Impulse supera não só o próprio recorde anterior, como também qualquer outro atingido por aeronaves com motor elétrico.

Fonte: Terra
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