Eletrônicos

publicidade
09 de agosto de 2012 • 09h32

Carros sem motorista do Google já rodaram 480 mil km em testes

Nos últimos meses, Google adicionou um Lexus à frota de veículos autônomos em teste
Foto: Divulgação

O Google anunciou que os carros sem motoristas que circulam pelas ruas de todo o mundo já completaram mais de 480 mil km de testes. Segundo a companhia, são quase uma dúzia de carros circulando por ruas e estradas, sem que nenhum deles tenha se envolvido em um acidente sob o controle do computador.

O carro usa câmeras de vídeo montadas no teto, sensores de radar e uma mira a laser para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. Em comunicado, o chefe de engenharia do Google, Chris Urmson, afirma que apesar dos avanços o projeto ainda tem muitos desafios. "Para fornecer a melhor experiência, nós precisamis dominar as estradas cobertas de neve, interpretar os sinais temportários de obras e lidar com outras situações difíceis que muitos motoristas encontram", afirmou.

O próximo passo nos testes, segundo o executivo, é fazer com que o carro rode com apenas uma pessoa nos testes. O estado americano de Nevada já concedeu uma licença para que o Google a faça testes do seu veículo sem motorista em vias públicas. O veículo usado no teste tem uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito.

No mês passado, durante conferência nos Estados Unidos, o presidente do Google, Eric Schmidt, afirmou que os carros sem motorista "devem se tornar o modo predominante de transporte em nosso tempo". O executivo afirmou que o carro desenvolvido pelo Google ainda enfrenta desafios, mas que a companhia já conversa com todos os fabricantes globais de automóveis.

"O principal problema hoje é que ele roda dentro do limite de velocidade, e ninguem dirige dentro do limite de velocidade", afirmou Schmidt, dizendo que esse é um dos motivos pelo qual o carro ainda não está pronto para entrar em produção.

Terra