PUBLICIDADE

CES 2011 traz novidades sobre Windows Phone 7

10 jan 2011 - 13h27
(atualizado às 13h30)
Compartilhar

O Windows Phone 7, novo sistema operacional móvel da Microsoft, ainda está restrito aos mercados americano e europeu. A estratégia da Microsoft é lançar o sistema aos poucos, privilegiando a qualidade, já que ele depende de outros serviços que, também, não estão disponíveis em todo lugar. Mas, ao que parece, teremos o produto no Brasil muito antes do que se imagina.

O Windows Phone 7 ainda está restrito aos mercados americano e europeu, mas deve chegar em breve ao Brasil
O Windows Phone 7 ainda está restrito aos mercados americano e europeu, mas deve chegar em breve ao Brasil
Foto: Gizmodo

O WMPoweruser afirma que Greg Sullivan, gerente sênior de produtos para Windows Phone, revelou na CES 2011 que o WP7 está na "Fase Um" de distribuição, e que a próxima tem previsão de início para o segundo semestre desse ano. Embora não tenha dito especificamente quais países receberão o sistema, ele deixou escapar os idiomas que serão incluídos. São esses: chinês simplificado, russo, japonês, coreano e português "brasileiro".

Ainda na base do rumor, outras novidades sobre o Windows Phone 7 foram reveladas. Uma das mais interessantes, levantada pelo site Neowin, é a possibilidade da Microsoft estar trabalhando numa versão própria do FaceTime, aplicativo para iOS/Mac OS X que permite realizar vídeochamadas de maneira descomplicada. O rumor surgiu da dica de um "funcionário-chave do WP7".

Esse recurso estaria intimamente ligado ao Windows Live, o que significa que as vídeochamadas poderão ser feitas tanto para outros usuários do sistema móvel, quanto para quem usa o Windows Live Messenger no Windows, ou, ainda, o Video Kinect, no Xbox 360. Para tanto, a Microsoft precisaria mexer nos requisitos mínimos do WP7, para incluir a câmera frontal como tal. No arquivo Microsoft.Phone.Media.Extended.dll já existe referência a esse recurso.

Por fim, Aaron Woodman, diretor de comunicações empresariais da Microsoft, fez uma declaração ao Seattle Times que indica que alguns recursos do finado KIN, como o interessante KIN Studio, podem aparecer no WP7 como parte dos serviços gratuitos oferecidos via Windows Live Phone. Segundo ele, o Windows Phone Live (windowsphone.live.com) ainda está num estágio bastante inicial e tem muito a crescer.

Vale lembrar, ainda, que a primeira grande atualização para Windows Phone 7 será lançada em fevereiro, com suport a "copiar-e-colar", melhorias no navegador e outras novidades menores. A briga com Android e iPhone é grande, e a disputa por donos de dumbphones, também. Pelo menos a Microsoft vem cumprindo sua parte, enriquecendo o sistema e melhorando-o constantemente.

Geek
Compartilhar
Publicidade