Greenpeace apresenta relatório das empresas mais ecológicas
- Sérgio Miranda
- Direto de Las Vegas
Nada mais apropriado que durante a CES 2011, principal evento de tecnologia dos Estados Unidos, o Greenpeace apresente os resultados de uma pesquisa que mostra quais são as principais empresas ecologicamente corretas. A apresentação aconteceu no Salão Sul da CES nesta manhã.
Segundo Renee Blanchard, Greenpeace International Toxics Campaigner, a situação melhorou muito no último ano, com diversas empresas muito mais conscientes sobre a situação preocupante do planeta. "Fizemos grandes progressos em eficiência de energia e também em reciclagem e reuso", disse. De acordo com Blanchard, muitas empresas perceberam que os usuários preferem gadgets ecológicos, por isso todas as principais marcas começaram a desenvolver produtos mais verdes.
Vinte e uma empresas foram convidadas a participar da pesquisa feita pelo Greenpeace em 2010. A ideia era que elas mandassem seus produtos mais ecológicos. Dezoito efetivamente participaram: Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HCL, HP, Lenovo, LG, Motorola, Nokia, Panasonic, RIM (Blackberry), Samsung, Sharp, Sony Ericsson, Sony, Toshiba e WiPro. Apple e Philips não participaram. Foram analisados 53 produtos, além de um MacBook Pro da Apple, mesmo ela não tendo enviado espontaneamente.
A pesquisa conseguiu detectar uma grande redução de produtos tóxicos na fabricação dos produtos, além de eficiência de energia muito além do que se esperava. No lado negativo, o uso de produtos não recicláveis continua muito alto. O produto mais ecológico da pesquisa foi o Asus VW-247H-HF (monitor), com 7,5 pontos, numa escala de 0 a 10. Outros destaques ficaram para o Acer TM8172 (notebook), com 5,08 pontos, O HP Compaq 6005 Pro, com 6,06 pontos e Aspen Smartphone, da Sony Ericsson, que atingiu 6,21 pontos.Quem tiver interesse, a p esquisa pode ser baixada diretamente do site do Greenpeace em www.greenpeace.org/electronics.
Sérgio Miranda participa da CES 2011 a convite da Case-Mate. Fotos tiradas com a Sony Nex-3.