A pirataria e o consumo de cinema on line dobraram os estúdios de Hollywood que, de má vontade, preparam o lançamento de uma plataforma para a distribuição de filmes pela internet em detrimento do decadente DVD.
Fox, Paramount, Sony, Universal e Warner lideram um consórcio de empresas tecnológicas e audiovisuais denominado Digital Entertainment Content Ecosystem (DECE), nascido para discutir a transição do setor do entretenimento do universo rígido dos suportes físicos à flexibilidade do mundo digital.
A resposta de Hollywood ao desafio de internet se chamará UltraViolet e nascerá em meados deste ano, primeiro nos Estados Unidos e depois no Reino Unido e no Canadá, sem que se saiba ainda quando estará disponível em outros países.
Mais que filmes ou programas de televisão em si mesmos, esta plataforma venderá ao usuário uma série de licenças que lhe darão direito de ver os conteúdos que adquirir, que estarão hospedados na nuvem e serão acessíveis a partir de dispositivos conectados à internet.
O comprador poderá também descarregar os filmes, armazená-los no suporte que desejar e fazer cópias sem custo adicional, apesar de o UltraViolet só autorizar um máximo de 12 dispositivos para os clientes, ou seja, o usuário unicamente poderá desfrutar de sua videoteca nos aparelhos que informar ao sistema.
Uma medida que limita a liberdade de desfrutar dos conteúdos e com a qual se pretende dificultar a pirataria. Todo o software associado ao UltraViolet trará incorporado um sistema de proteção para impedir seu uso ilegítimo.
A princípio está previsto que o UltraViolet permita que até seis pessoas associem suas contas de cliente e compartilhem conteúdos de forma legal.
O consórcio DECE, integrado também por multinacionais como Microsoft, IBM, Nokia, Intel, Motorola e Samsung, anunciou a chegada do UltraViolet no marco da maior feira internacional da eletrônica, a Consumer Electronics Show (CES), encerrada neste domingo em Las Vegas, em Nevada.
A ideia dessas companhias é criar um formato padrão para a distribuição digital de conteúdos, como aconteceu então com a fita de VHS, o DVD ou mais recentemente com o Blu-ray, embora nem todos os grandes nomes do setor apeoiem a iniciativa.
Os estúdios Disney e a Apple, cujo diretor-executivo Steve Jobs é um importante acionista da empresa do Mickey, decidiram adotar suas próprias estratégias. A Disney tem um projeto chamado Keychest com características parecidas ao UltraViolet.
A indústria do cinema se viu forçada a tomar estas medidas após se negar durante um tempo a assumir uma mudança de tendência no consumo de cinema em casa, com a esperança de que a queda das vendas do lucrativo negócio do DVD fosse um episódio passageiro, ou se conseguisse pôr fim à pirataria pela internet.
A realidade é que a comercialização de DVD continuou caindo durante 2010, com baixa de vendas de 16% nos EUA em relação ao ano anterior.
Esta trajetória decadente, que em 2009 foi inclusive mais pronunciada com queda de 17%, começou em meados da década passada e já parece irreversível, apesar de que em termos absolutos o DVD continue arrecadando mais de US$ 8 bilhões ao ano.
A venda de filmes na internet é outra vertente. Embora os catálogos de filmes online ainda sejam reduzidos, o negócio cresceu 17% em 2010 nos EUA até superar os US$ 680 milhões, enquanto a receita da televisão a cabo pelo aluguel de filmes subiu 21%, para US$ 1,8 bilhão.
O UltraViolet é o primeiro grande passo de Hollywood para enterrar o DVD, algo que no entanto não teria que representar o final dos suportes físicos. Segundo dados do Digital Entertainment Group, a receita com a venda de Blu-ray, formato de maior qualidade e preço que o DVD, aumentou em 2010 53% nos EUA, para US% 2,3 bilhões, um sintoma claro de que os espectadores continuam gostando de comprar cinema enlatado.
Expositores e visitantes da CES caminham por uma exposição de telas HDTV LG
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Anthony Anderson, expositor da NBC Universal, testa uma tela HDTV 3D da Sony
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Óculos especiais mostram a visão de uma das telas 3D da Sony expostas na CES
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Participantes circulam pelo estande da Blackberry na Consumer Electronics Show
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Panasonic demonstra seus televisores 3D na CES
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Lady Gaga, diretora criativa da Polaroid, apresenta a nova câmera instantânea Polaroid GL30 digital
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Óculos GL20, que fotografam além de proteger os olhos dos raios do sol, são outro lançamento da parceria entre a cantora Lady Gaga e a Polaroid
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Frequentadores da convenção conferem as novidades do estande da Motorola durante a Consumer Electronics Show
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Frequentador da CES testa o fone de ouvido Wicked
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Rohan Marley, filho do falecido músico Bob Marley, mostra o Marley Jammin' Roots Rocks Speakerbag, uma mochila com rádio FM e uma estação de acoplamento para iPhones e iPods, uma das criações da Casa de Marley apresentada no evento de prévia da CES 2011. A empresa diz que seu objetivo é difundir a "visão de Bob Marley de um amor, um mundo, através de produtos eco-conscientes"
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Participante da CES pega uma bola no ar enquanto olha a própria imagem, capturada por uma TV 3D no estande da Panasonic
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Expositora demonstra o funcionamamento da TV com touchscreen da LG
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Participante da CES examina um refrigerador inteligente da LG, que pode ser controlado pelo smartphone, via Wi-Fi ou por mensagem de texto
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Imagens da TV 3D Vizio de 65 polegadas são vistas através de um óculos especial
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Visitantes relaxam com um tablet no estande da NBC Universal
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Participante verifica as configurações de vários utensílios de cozinha que funcionam via wirelesses no estande da Fulton Technologies eCoupled
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Dispositivo mostrado na CES envia energia elétrica de maneira wireless e é transformada em calor para aquecer sopas
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Participante com o bicho de estimação Pleo rb, um robô autômono e interativo. Pleo, da Innovo Labs, está equipado com 14 motores, 12 sensores de toque e uma câmera de vídeo que lhe permitem reagir aos usuários através da voz, gestos e toque
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O robô Wheeme da DreamBots Inc. massageia as costas de um participante da CES 2011
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Participantes veem o robô Robovie KT-X PC executar alguns passos de dança. O Robô, desenvolvido pela Vstone, pode ser controlado pelo computador ou controle remoto
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Participante checa um mapa da CES sentado em uma cadeira de massagem
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Participantes desenham em uma tela touchscreen durante a CES 2011
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Visitante usa um iPhone para controlar um Parrot AR, helicóptero equipado com duas câmeras e controlado via Wi-Fi
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Homem toca uma "Kitara", fabricada pela Misadigital Instruments, uma guitarra digital com tela touchscreen com cinco cordas
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O artista Mark Mason trabalha em uma escultura de areia do filme Avatar, filmado com câmeras 3D da Panasonic
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O CEO da Ford, Alan Mulally, beija o capô do Ford Focus Eletric, primeiro carro elétrico da companhia e anunciado durante a CES
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Visitante da feira manipula um display sensível ao toque
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Homem passa em frente a um telão no estande da Motorola
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Visitantes olham a i3 Wall no estande da Sharp. É uma sala composta por 64 telas de LED de 60 polegadas e LCD no teto, paredes e piso
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Técnico da Microsoft Mike Angiulo faz uma demonstração da tecnologia Surface
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Presidente da Audi AG, Rupert Stadler, mostra o A8L W12 Quattro, veículo apresentado pela empresa durante a CES
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Máscara de mergulho Liquid Image's Wide Angle Scuba com câmera de vídeo HD é apresentada durante o pré-evento da CES 2011. A máscara de USD 350 possui uma lente de ângulo de 136 graus de largura de captura de vídeo 720p
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Os fornecedores demonstram uma 3M Touch Systems de 32 polegadas e tela multi-touch que pode suportar até 60 entradas de contato de uma vez e pode ser usado com qualquer aparelho que rode Windows 7
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Sony mostrou protótipo de um dispositivo de visualização 3D que conta com dois displays OLED e e áudio surround 5.1 simulado
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Membros da mídia e convidados assistem a uma apresentação em 3D no estande da Sony na CES 2011
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CEO da Microsoft, Steve Ballmer, é mostrado como um avatar Kinect em uma grande tela durante sua apresentação na CES
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O rapper 50 Cent anunciou na CES 2011 uma parceria com a Sleek Audio e o desenvolvimento de um fone de ouvido via wireless
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Darth Vader foi a estrela do lançamento da saga Star Wars em Blu-ray
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Videowall de 60 m² é revelado durante uma coletiva de imprensa no Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas, e deve ser o maior telão em um aeroporto americano
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Homem tira uma foto de um "avatar" presente no estande da nVidia