PUBLICIDADE

Cientista que inventou óculos que ajudam cegos "ver" ganha prêmio

31 out 2013 - 09h48
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários

<p>Óculos inteligentes usam pequenas câmeras e softwares para reconhecer objetos próximos</p>
Óculos inteligentes usam pequenas câmeras e softwares para reconhecer objetos próximos
Foto: Reprodução
Um cientista que inventou um óculos inteligente que pode ajudar os cegos a "ver" com imagens visuais simples e descrições de sinais e objetos próximos ganhou um importante prêmio científico.

Stephen Hicks, da Universidade de Oxford, disse que o prêmio de £ 50 mil ( aproximadamente R$ 175 mil) será usado para desenvolver os óculos para que se tornem uma forma barata e eficaz para as pessoas com extrema dificuldade de visão possam se movimentar por locais públicos.

Os óculos inteligentes usam pequenas câmeras e softwares para reconhecer objetos próximos e projetá-los de uma forma simples e intuitiva nas lentes dos óculos, que funcionam como telas de cinema pessoais para o amblíopes, pessoas que apresentam redução ou perda da visão num dos olhos, ou mais raramente em ambos, sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural.

"Meu objetivo é a pesquisa para melhorar a visão funcional para pessoas com visão severamente prejudicada. Mais de 300 mil pessoas no Reino Unido estão registradas como cegos", disse o Dr. Hicks.

A ideia é que os óculos ajudaria os usuários a reconhecer objetos do cotidiano, como um ponto de ônibus ou algum item pessoal, e identificado como tal, avisaria ao usuário se é um obstáculo ou não.

O Brian Mercer Inovação, prêmio concedido aos óculos inteligentes, é organizado pela Royal Society.

As informações são do The Independent.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade