PUBLICIDADE

Com novo CEO, Apple frustra e lança apenas iPhone 4S e iPods

4 out 2011 - 13h56
(atualizado às 20h26)
Compartilhar

Sem as palmas normalmente destinadas a Steve Jobs e sem a presença do ex-CEO, mas de preto como seu antecessor, Tim Cook, CEO da Apple começou o evento sobre iPhone pontualmente e ciente do desafio que tinha pela frente. Às 10h01, 14h01 do horário de Brasília, Tim Cook subiu ao palco da sala Town Hall do campus da empresa em Cupertino, nos Estados Unidos, para fazer a introdução do evento. E só, nada de iPhone5. Ao invés disso, a Apple anunciou um iPhone 4S, iPods, atualização do iOS 5 e novos aplicativos e atualizações. As informações são do site Engadget e Gdgt.

O CEO da Apple, Tim Cook, sobe ao palco e abre evento para lançar novo iPhone na Califórnia
O CEO da Apple, Tim Cook, sobe ao palco e abre evento para lançar novo iPhone na Califórnia
Foto: Getty Images

O "one more thing" ficou faltando, e quem apresentou a atração mais importante do dia, o iPhone 4S foi Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, e não Cook. Segundo Phil, a nova versão já virá com processadores A5, mais potentes, CPU dual-core e gráficos dual-core - o mesmo do iPad 2 -, deixando-o cerca de sete vezes mais rápidos que a versão anterior. Apesar da qualidade de uma CPU como esta, Schiller disse que a bateria terá 8 horas de uso, em média: até seis horas de navegação, oito de funcionamento em chamadas, dez de vídeo e quarenta de música.

Além disso, o iPhone 4S tem duas antenas para melhorar as chamadas, a qualidade do som e a velocidade de downloadsos. A câmera de 8 megapixels tem resolução de 3264x2448, logo mais rápida, e vídeos que serão gravados em HD com resolução de 1080 pontos. A novidade foi aplaudida pelo público, pouco participativo segundo o Gdgt. O iPhone 4S virá nas cores branca e preta, o de 16GB será vendido por US$ 199, 32GB por US$ 299 e 64GB por US$ 399. O novo iPhone, a versão 4S, estará disponível para pré-venda nos Estados Unidos em 7 de outubro. O lançamento nas lojas da Apple (Apples Store) acontece em 14 de outubro. Um novo preço do iPhone 4 (e não 4S) também foi anunciado: US$ 99.

Para o iPhone 4S, há também uma nova aplicação de voz chamada Siri, uma espécie de "assistente inteligente" e foi apresentada por Scott Forstall, vice-presidente sênior de iOS da Apple. "Como está a previsão do tempo", pergunta Scott para Siri. Siri mostra a resposta e o público aplaude. "Com Siri, você pode simplesmente pedir para que suas mensagens sejam lidas", diz Scott que, depois, demonstra a aplicação. De acordo com Phill, de volta ao palco, Siri ainda é Beta e por isso deve receber mais atualizações.

iOS 5 e iPods

Dentre as novidades do lançamento desta terça-feira está uma nova versão do sistema operacional para iPhone, o iOS 5. Na presença do CEO do Twitter, Dick Costolo, Scott Forstall subiu ao palco para falar do software da Apple, o iOS 5. Forstall anunciou a integração com o Twitter e o iMessage, um comunicador instantâneo nos moldes do BBM, da BlackBerry. De acordo com o The Guardian, o iMessage deve significar a morte do BlackBerry Message quando o assunto é serviço de mensagens instantâneas em dispositivos móveis, uma vez que os aparelhos da RIM já enfrentam uma queda nas vendas. Segundo Forstall, são mais de 200 novas funcionalidades e a atualização estará disponível a partir do dia 12 de outubro. O browser Safari também vem renovado com algumas aplicações, como o Reader. Os donos de iPhone dos modelos 4 e 3GS, iPad 1 e 2 e iPod Touch poderão obter o novo sistema gratuitamente

Em sua parte da apresentação sobre o iCloud e outras novidades, Eddy Cue, vice presidente sênior de softwares para internet e serviços, falou do iTunes Match - serviço permite ao usuário comparar músicas em sua biblioteca com arquivos no iCloud, e depois tocar as canções a partir da nuvem em qualquer dispositivo da empresa - e um novo aplicativo chamado "Find My Friends", de geolocalização. "Agora quando eu estiver na Disneylândia, eu posso ver onde a minha família está", brinca Cue. O "Find My Friends" será uma versão da Apple do conhecido Foursquare, com opções de compartilhamento e controles de privacidade simples.

Antes de falar de iPhone 4S, Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple, subiu ao palco para falar de iPod, que neste mês completa dez anos de existência. O primeiro deles é o iPod nano, com tela multi-touch mais fácil de navegar e ícones maiores. "Estou feliz de falar para vocês sobre o iPod. Nós começamos com o iPod simplesmente porque amamos música. Nós ainda amamos música, e nós ainda estamos fazendo excelentes iPods", disse Schiller.

Outro anúncio também são as "imitações de relógio". Agora o iPod Nano pode se "camuflar" de relógio analógico. O novo iPod chega em 7 cores e com 8GB e 16GB, disponíveis a partir desta terça-feira nos Estados Unidos. O iPod nano de 8GB custará US$129 e de 16GB US$149.

Os lançamentos também incluem o iPod touch. "É o nosso iPod mais popular", diz Schiller. "E é incrível", acrescentou ele. O novo iPod touch agora vem com iOS 5 e iCloud e está disponível nas cores preto e branco, além de incluir a tecnologia de FaceTime para chamadas via web. O iPod touch de 8GB saí por US$229, mas agora está em promoção, US$199. Já a versão de 32GB sai por US$299 e 64GB por $399.

Segundo a assessoria de imprensa da Apple no Brasil, todos os modelos de iPod estarão disponíveis no Brasil até o final de outubro.

Tim Cook

Mal chegou no palco, Tim Cook lembrou os convidados de que esse era seu primeiro lançamento como CEO: "imagino que vocês saibam disso". Talvez por isso a organização do evento tenha pedido para que todos desligassem seus iPhones e iPads. Diferente de outros anos, em que blogueiros fazia transmissões caseiras, desta vez só foi possível acompanhar por live-blog e contas de Twitter.

Mestre de cerimônias do evento, Tim Cook falou com orgulho da empresa. "Os nossos produtos estão no centro do que fazemos", declarou ele, que afirmou também "eu amo a Apple". Tim Cook começou falando das novas Apple Store e do sucesso do Lion, o sistema operacional para Macs. Segundo ele, o Lion já foi baixado seis milhões de vezes. "Demorou 20 semanas para o Windows 7 fazer o que o Lion fez em duas semanas, em termos de número de instalação", mostrou Cook, cutucando o rival Microsoft.

De acordo com Tim Cook, o MacBook Pro e o iMac são o notebook e o desktop, respectivamente, mais comprados nos Estados Unidos no momento. "O Mac ultrapassou o mercado de PC em mais de seis vezes. Isso é incrível", disse ele.

Os dez anos do iPod, obviamente, também foram lembrados pelo novo CEO, que está na Apple desde 1998, trazido pelo próprio Steve Jobs. "Faz somente 10 anos o lançamento do iPod. Ele revolucionou a indústria da música. Isso nos lembra de quanto amamos música", afirma o Cook. De acordo com ele, a Sony demorou 30 anos para vender 230 milhões de aparelhos Walkman. Somente no ano passado, foram comercializados cerca de 45 milhões de iPods.

Adentrando no assunto smartphones, Cook disse que a Apple acredita que com o tempo, todos os telefones serão smartphones, e que este mercado representa uma enorme oportunidade. O iPad, segundo o CEO, também representou uma revolução no setor, na vida das pessoas e em outras áreas sociais, como no ensino e na educação. Sobre iPhone 5, nada.

Para ver como foi o ao vivo dos lançamentos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade