PUBLICIDADE

EUA aprovam aplicativo que dá acesso a exames médicos

9 fev 2011 13h03
| atualizado às 14h48
Publicidade

Um novo aplicativo que permite aos médicos o acesso a exames de imagens de seus pacientes através de seus celulares e tablets estará disponível nos Estados Unidos a partir desta semana.

App serve para a observação de imagens captadas por exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética
App serve para a observação de imagens captadas por exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética
Foto: Reprodução

O aplicativo chamado Mobile MIM foi aprovado nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA). O programa será vendido em 14 idiomas nas lojas da Apple em 34 países da Europa, Ásia, América Latina e Oriente Médio.

O aplicativo, que por enquanto só pode ser instalado no iPhone e iPad fabricados pela Apple, serve para a observação de imagens captadas por tomografia computadorizada, ressonância magnética (MRI) e tecnologias de medicina nuclear como a tomografia por emissão de pósitrons (PET).

A FDA esclareceu que esta ferramenta "não tem o propósito de substituir os equipamentos convencionais, e seu uso se indica somente quando não há acesso a eles". A Mobile MIM comprime as imagens tomadas em um hospital ou consultório médico para sua transferência segura à rede e as envia ao telefone celular ou tablet apropriado.

O médico que receber as imagens pode medir distâncias e valores de intensidade, e pode ler as anotações e regiões de interesse, indicou a FDA. Os níveis de luminosidade e outros aspectos da imagem podem variar entre diferentes telefones e tablets embora sejam do mesmo modelo.

EFE   
Publicidade